Portal Farol Verde mostra que quatro candidatos a cargos federais na Paraíba são “anti-ambientais”

Destaque Fábio Cardoso Paraíba Política

Faltando apenas três dias para as eleições no Brasil, que serão realizadas neste domingo (02), o Instituto Democracia e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Advocacy Colaborativo e cerca de trinta outras organizações sociais, divulgou o desempenho dos atuais parlamentares na Câmara Federal, em Brasília (DF), quesito políticas públicas para o Meio Ambiente.   

Da bancada de 12 deputados federais da Paraíba, apenas um, Gervásio Maia (PSB), atingiu um nível de cor verde, que são aqueles com índice superior igual ou superior a 90%, considerados os Top Verdes ou “Verdes+”, atingindo 98%. Frei Anastácio (PT), Ruy Carneiro (PSC) e Fábio Ramalho (PSDB) obtiveram a média entre 66%, 64% e 44%, respectivamente. 

Hugo Motta (Republicanos), Leonardo Gadelha (PSC), Efraim Morais Filho (União) e Wellington Roberto (PL) tiveram percentuais entre 25% e 0% – esse, o caso de Wellington Roberto.

Criação do Farol Verde

Para avaliação, foi criado o Farol Verde, uma ferramenta que permite aos eleitores conhecer o perfil ambiental de candidatos à reeleição através de suas participações em votações importantes sobre meio ambiente e clima na atual legislatura.

O Farol Verde tem, também, uma lista com 110 candidatos sem mandato na legislatura atual (2019/22). Esses responderam à enquete do Farol Verde com 12 perguntas sobre temas da agenda climática e ambiental brasileira. 

O objetivo é facilitar aos eleitores a busca por candidatos com os quais mais se identificam em relação às preocupações ambientais e a emergência climática enfrentada por diversos regiões do país, como inundações no litoral do Nordeste, incêndios na Amazônia, garimpos em terras indígenas, secas no Pantanal, quebras de safra no Sudeste e desertificação no Sul, entre outros flagelos.

Nesta eleição o lema do IDS é: Vote pelo Clima, vote Verde.

Portal Farol Verde: https://farolverde.org.br/  

Comportamento dos candidatos nas eleições de 2022

Para cada votação o Painel Farol Verde comparou o voto de todos os candidatos à reeleição com os votos dos coordenadores da Frente Parlamentar Ambientalista entre 2019 e 2022. Quem votou igual, ganhou pontuação no Índice de Convergência Ambiental total (ICAt). Quem votou contra, ou não votou, não pontuou.

Candidatos com índice superior igual ou superior a 90% são considerados os Top Verdes ou “Verdes+”. Se o seu candidato estiver entre 50% e 90%, também são considerados verdes. Quanto mais próximo de 100%, maior é a convergência ambiental do(a) candidato(a).

Candidatos com índice abaixo de 50% são os que, na maior parte das votações, votaram contra a posição da bancada ambientalista ou não votaram. Os abaixo de 30% e mais próximos de zero podem ser considerados os candidatos “anti-ambientais”.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa