Governo inicia o Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba 2022 até 2030

Destaque Paraíba

O presidente da Cinep – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari, presidiu, nesta terça-feira (18), o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba 2022 até 2030. O evento contou com a presença de dezenas de secretários de Turismo das cidades paraibanas, representantes do trade turístico e de órgãos públicos estaduais e municipais que gerenciam o segmento no estado. O governo está investindo R$ 2 milhões no plano, que passará por uma série de etapas até ser concluído, sem uma data ainda definida para ser colocado em prática.

Rômulo Polari disse que o plano será preparado com a realização de fóruns, seminários e debates, muitos deles de forma online, por conta da distância entre os municípios de João Pessoa, mas que todos terão a oportunidade de se pronunciar e apresentar propostas. Nenhuma ideia será descartada sem uma compreensão ou discussão.

O plano é um instrumento de planejamento integrado para orientar o desenvolvimento descentralizado da atividade turística, a partir da interiorização das ações e investimentos definidos e priorizados em uma carteira de projetos estratégicos, com a inclusão das comunidades produtivas visando a melhoria da qualidade de vida da população paraibana. Então seria o elo entre desenvolvimento sustentável, governança e carteira de projetos.

As diretrizes do plano são: interiorização do turismo, abordagem territorial, integração e participação social, inclusão das comunidades tradicionais, gestão descentralizada no âmbito Sistema Nacional do Turismo, sustentabilidade das regiões turísticas, inovação com visão integradora do desenvolvimento produtivo e competitividade gerando negócios no setor de turismo. 

O plano terá nove etapas distintas, a começar da elaboração do plano de trabalho executivo; Diagnóstico: análise do turismo paraibano ontem e hoje; Planejamento Estratégico: condicionantes, tendências, cenários e carteira de projetos: Planos Táticos; Portal Web; Plano de Monitoramento de Execução; Plano de Comunicação; Plano de Marketing e Promoção; Sinalização Turística.

A equipe técnica será formada por especialistas de diagnósticos setoriais, divididos em Mapa Turístico Paraibano; Qualificação e capacitação para o Turismo; Comunicação e Marketing Turístico; Turista atual, gastos, fluxo, qualidade e quantidade; Participação social; Políticas públicas e ordenamento legal; Governança institucional do Turismo; Regionalização do Turismo; Gastronomia na Paraíba; Meios de hospedagem; Oferta turística; Produtos e atrativos turísticos; Aspectos socioambientais; Patrimônio histórico, artístico, cultural e gestão; Infraestrutura básica e de transporte; Ambiente econômico e social – recente e atual.

Plano será exemplo para o Brasil

A arquiteta urbanista e administradora de empresas, consultora executiva da ARC Consultoria Empresarial – responsável pela execução do plano -, Anya Ribeiro, afirmou que a Paraíba irá dar um salto imenso no turismo, enfatizando que, nos 30 anos de atuação nesse segmento, é a primeira vez que coordena a dinâmica de um plano de turismo tão democrático e com a participação de todos os atores que fazem alguma atividade econômica nesse setor.

Por ser tão democrático e amplo, Anya Ribeiro disse que é fundamental o engajamento de todos os segmentos e representantes dos municípios paraibanos, sem distinção. O plano será formatado com diversas cabeças e pensamentos, mas que precisam estar juntas, comprometidas, com a visão de desenvolvimento a  médio e curto prazo. “Esse plano, na forma em que será desenvolvido, será um exemplo para todo o Brasil”, pontuou a executiva.

Fábio Cardoso