João Pessoa ganha mall com academia, supermercado, parque infantil e espaço para mais de 100 lojas

Destaque Paraíba

Os shopping centers estão sempre se reinventando. Mas, com as lojas físicas fechadas durante meses por causa da pandemia, essa tendência de renovação se acentuou – e agora, com a reabertura total do comércio, o que se vê é o surgimento de um shopping de cara nova.

Essa cara repaginada dos empreendimentos vai da mudança do mix de lojas, incluindo mais prestação de serviços, como restaurantes, escolas de ensino fundamental e clínicas médicas, a espaços de lazer para crianças e animais de estimação.

A virada de chave dos shoppings contempla também investimentos pesados em tecnologia, como aplicativos e assistentes virtuais. A intenção é facilitar a vida do consumidor, coletar dados sobre os clientes e fazer a ponte entre quem quer comprar e quem quer vender. E, mesmo com o avanço do comércio online, que permite compras a distância, o foco é trazer os consumidores fisicamente para dentro dos empreendimentos.

Antecipando essa tendência, João Pessoa deve ganhar em 2023 o Parahyba Mall, trazendo um conceito inovador de negócios para a capital paraibana. Com academia, supermercado, parque infantil e espaço para mais de 100 lojas, o empreendimento vai aquecer a economia local, colocando as melhores marcas à disposição das novas necessidades de consumo do paraibano.

Considerada a capital do empreendedorismo na Paraíba, João Pessoa acumula um PIB de R$ 20 bilhões, um terço do PIB estadual. Conforme dados da Receita Federal, o setor de serviços é o maior dentre as empresas da cidade, chegando a mais de 35 mil negócios ativos. O setor de Serviços, representa 75,0% do PIB nordestino. Na Paraíba ele chega a representar 81% segundo estudos do Banco Santander publicados pelo portal Movimento Econômico no dia 27 de setembro deste ano. Portanto, saber empreender nessa área, com inovação e pioneirismo, pode ser a garantia do sucesso.

O Parahyba Mall chega repaginando o conceito de shopping center. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), em 2022 os shoppings do país receberam 397 milhões de visitas – uma queda de 21% quando comparado a 2019, quando este número era de 505 milhões.

Apesar dessa queda no número de pessoas que visitam shoppings, o varejo brasileiro vive bons momentos com a retomada plena de todas as suas operações. Ainda conforme a Abrasce, somente no último Dia dos Pais, as vendas nesses estabelecimentos comerciais viram um crescimento 10,9%, quando comparado ao mesmo período em 2021. Nesta data, o comércio nos shoppings movimentou R$ 4,2 bilhões.

Conforme o site Moneytimes, a virada de chave dos shoppings é se aliar com a tecnologia e o comércio online, que permite compras a distância, mas oferecer serviços que tragam o consumidor para o empreendimento. Por exemplo, o cliente ainda pode comprar online, mas retirar o produto na loja física.

A tendência também é apostar em um local que forneça serviços completos: algo que saia do online, vá além do simples varejo e faça o consumidor querer sair de casa.

Esse novo modelo de negócios se apresenta como uma solução para o atual consumidor, que procura praticidade e conforto. Em um só lugar, ele pode ir às compras, se divertir, cuidar de si e resolver pendências da vida.

“A proposta do shopping como centro de compras está sendo substituída por centro de convivência”, afirma o consultor Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls. Ele observa que essa mudança, que é global, já ocorria antes mesmo da pandemia, mas foi acelerada por ela.

Estrutura inovadora e preparada

Com 5 mil metros quadrados (m²) de Área Bruta Locável (ABL), o novo empreendimento fica no coração do Bessa, integrado ao Parque Parahyba 2. O Parahyba Mall aposta em uma arquitetura e design inovador, com muita arborização e áreas abertas, para trazer harmonia ao cliente. O ambiente é climatizado e também conta com estações de trabalho, dois elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes.

Não só espaços comerciais fazem parte do local – a ideia é investir também na prestação de serviços completa, incluindo restaurantes e até mesmo clínicas médicas. Dessa forma, o Parahyba Mall atende a nova necessidade de consumo e reúne em um só lugar o comércio, a saúde, a educação, o lazer e a inovação.

O espaço tem três pavimentos, vai acomodar mais de 100 lojas e tem previsão de fluxo mensal de 400 mil pessoas.

Assessoria de imprensa