A cidade de Canela, na Serra Gaúcha, terá o primeiro parque temático da Nasa fora dos Estados Unidos. O Space Adventure será inaugurado em março de 2023 e se tornará em mais uma das atrações para quem acredita e também para quem não acredita que o homem chegou à Lua. O investimento no equipamento gira em torno de R$ 30 milhões e, em um espaço de 4 mil metros quadrados, o público fará uma viagem ao espaço, que será contada por meio de imagens, vídeos e exposição de 300 peças originais, além de áreas interativas.
De acordo com Rodrigo Prato, diretor geral do Space Adventure, o parque terá uma temática da viagem do homem à Lua. “Teremos peças originais da Nasa, que foram ao espaço, e peças originárias do programa espacial da Agência. Vai ter um circuito onde as pessoas vão ter a experiência de conhecer o programa espacial, quando começou o projeto do primeiro foguete, a chegada do homem à Lua, e o caminho do futuro, que é uma viagem a Marte.”
Rodrigo disse ainda, que as pessoas vão passar por essa história, por todo um contexto, pela evolução dos foguetes, entrar em uma área que conta a história de cada uma das peças utilizadas, como e pra que foram criadas, onde foram usadas e toda a tecnologia empregada nessa construção.
“Vai chegar um momento em que você terá uma experiência interativa, como se estivesse embarcando pra Lua, subindo na plataforma, e voando para o espaço. Quando você chegar na Lua, vai entrar no espaço totalmente à vácuo, não tendo a sensação de som. Vai ter a superfície lunar, que é orientada pela Nasa, que simula o piso lunar. Você vai ter um pé direito de 16 metros onde as pessoas terão uma sensação inversa, vão ver o espaço na ótica lunar, então, vão ver a Terra, as estrelas”, revelou o executivo.
Após a experiência de chegar à Lua, os turistas conhecerão o caminho do futuro, que é uma viagem a Marte. Rodrigo Prato disse que as pessoas terão um espaço já dos programas espaciais atuais. “O parque terá ainda diversas interações, games voltados para área lunar, um simulador de realidade virtual como se estivesse pousando na Lua e, para os mais corajosos, terão à disposição um simulador de gravidade para ver se está disposto a fazer aqueles giros em 360 graus com força G.”
Tem pessoas que ainda não acreditam no homem na Lua
Apesar do homem ter chegado à Lua há 53 anos, ainda há pessoas que não acreditam neste feito. Rodrigo Prato disse, com bom humor, que o Space Adventure tem o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem que o homem chegou à Lua, mostrando o que realmente aconteceu. “O parque será interessante para os dois lados, que não acredita e quem acredita. Quem não acredita vai lá pra ver e tentar se convencer, e quem acredita, vai lá para se maravilhar.”
Canela foi escolhida para abrigar o equipamento, segundo o executivo, porque é a região, junto com Gramado, onde há o maior polo turístico do Brasil. “A gente estudou outros locais, mas entendemos que hoje é o melhor local de turismo do Brasil e que a gente possa disponibilizar isso para um maior público possível, que tenha interesse turístico aqui em Gramado e Canela. São experiências novas e que não existem na região.”
Curiosidades:
Primeiro voo à Lua
A Apollo 11 foi um foguete que fez o voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois, já no dia 21, seguido por Aldrin 20 minutos depois.
Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.
Projeto de um nazista
Wernher Von Braun foi um dos cientistas responsáveis pelo início do desenvolvimento do programa espacial nos Estados Unidos. O que poucos talvez ainda não saibam, é que Von Braun migrou para os Estados Unidos, após estar no comando do programa de mísseis de longo alcance de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Foi sob sua supervisão que os nazistas produziram os temíveis V2, construídos com trabalho escravo em campos de concentração e usado contra populações civis da Europa.
Fábio Cardoso – Fotos: Divulgação