Rio de Janeiro: Cidade continua ainda mais maravilhosa e de portas abertas a todos

Brasil Destaque

O Rio de Janeiro continua lindo, acolhedor e esplêndido. Não é a toa que a cidade sempre está no imaginário de brasileiros e estrangeiros que sonham algum dia caminhar pelo calçadão da praia de Copacabana, orar aos pés do Cristo Redentor, assistir a uma partida de futebol no Maracanã e até os desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Sapucaí. Na cidade, a diversidade é mais do que respeitada, é um ato incondicional dos cariocas que entendem a importância do respeito aos próximos.

Esses são apenas alguns roteiros de uma cidade que, conforme Jonas Queirós, gerente de Produtos da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, está em contínua transformação para receber e oferecer o que há de melhor para os seus turistas. “O que o Rio tem de melhor é o carioca, porque nós somos muito receptivos, acolhedores, hospitaleiros, por isso, a gente acaba criando um ambiente ainda melhor dentro da cidade, não só para o turista, mas também para o morador da Cidade Maravilhosa”, afirmou.

O Rio de Janeiro esteve presente na 17ª edição do Festival das Cataratas, realizado em Foz de Iguaçu de 30 de novembro a 02 de dezembro, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel & Convention. Apresentando a diversidade de roteiros e traços culturais, os profissionais do turismo tiveram a oportunidade de conhecer um leque de opções dentro de um cubo de 25 metros quadrados que, por meio de espelho, mostrava um pouco da cidade em 360 graus.

Jonas Queirós disse que a cidade está pronta para receber mais de dois milhões de turistas que deverão estar no réveillon na praia de Copacabana e, mais do que isso, trabalhou para atender a intensa demanda de turistas que deve chegar na cidade seja de avião, de carro e até de navio, com a maior temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos.

“A gente tem a expectativa de receber mais de dois milhões de pessoas no réveillon e ainda mais gente durante o Carnaval já com a programação do retorno total dos blocos de rua, os desfiles das escolas de samba. Estamos muito felizes e confiantes”, pontuou o gerente de Produtos.

“A gente vai ter a maior temporada de cruzeiros marítimos na cidade dos últimos 10 anos. O PIB (Produto Interno Bruto) do Rio de Janeiro foi o quinto que mais cresceu com as atividades do turismo no mundo. Obviamente, nós temos sempre um algo a mais para fazer, trabalhar dentro das políticas públicas, de desenvolvimento,  de valorização, trazendo o protagonismo que o turismo merece.”

De acordo com Jonas Queirós, o país está com uma demanda reprimida e  começando a viajar e o Rio de Janeiro tem se apresentado, não só nos eventos, mas também nas ações de políticas públicas. “Trabalhamos muito também com os nômades digitais dentro do país. A pessoa que é nômade consegue ficar em qualquer lugar do Brasil e a gente consegue identificar pelo menos por um ano por onde ela anda. São políticas públicas que facilitam a vida de nossos turistas.”

O governo municipal ainda desenvolve algumas políticas públicas que têm refletido na demanda de turistas, como isenção de vistos, por exemplo. “Crescemos também na promoção de eventos em nossa cidade, com muitos congressos sendo realizados e outros já marcados para serem promovidos em 2023. O turismo isso, vai gerando empregos, vai gerando renda, e a gente trabalhando com sonhos e sempre de braços abertos como o nosso Cristo Redentor.”

Em busca de melhor conectividade aérea

O gerente de Produtos sempre faz questão de destacar que a cidade não é porta de entrada do Brasil. “O Rio é o nosso destino, a Cidade Maravilhosa. A gente tem conversado muito com as associações para atrair mais voos de outros Estados. Essa conectividade é importante para trabalharmos a logística nacional de forma a facilitar uma maior competitividade, que acaba refletindo na queda do valor da tarifa aérea. Então, quanto mais a gente atrai novas empresas para investir no Rio, a gente consegue também ampliar a oferta de voos e, fazendo valer a lei da oferta e da procura, diversificando os preços praticados pelo mercado.”

“A gente tem dialogado muito com a Secretaria de Turismo, com as associações de hotéis, com o Batalhão da Polícia Militar, para fazermos um trabalho em conjunto com o intuito de não só fomentar a cidade, como trabalhar em termos de políticas públicas, com incentivos fiscais para tentar atrair as empresas e que passem essa conectividade para a cidade.”

Sobre a violência no Rio de Janeiro, Jonas Queirós disse que a secretaria vai sempre balizando alguns rankings. No último ranking nacional em relação a segurança, dos 26 estados e o Distrito Federal, o Rio de Janeiro está em 19º. “Existe um desgaste muito forte da imagem negativa no Rio e, por conta disso, as notícias vão se estendendo. A gente vê as notícias ruins nos jornais o tempo inteiro e no finalzinho uma notícia boa.”

Por isso, segundo o gerente, a secretaria tem procurado trazer novas experiências para a cidade com o intuito, obviamente, para que as pessoas vejam que há exageros. “Pessoalmente, eu moro na cidade e nunca passei por um assalto. Em grandes centros urbanos existem esses problemas, mas a gente está fazendo um trabalho bastante bacana com o Batalhão Especializado no Turismo não só em termos de aumentar o contingente de homens, mas na qualificação de como abordar o turista.”

Rio de Janeiro foi palco para mais uma Parada LGBT+, que reuniu mais de um milhão de pessoas na orla marítima

Investindo na diversidade

O Rio de Janeiro também é uma cidade que consta no radar do público LGBT. Há dois domingos, a cidade foi palco da parada LGBT+, em Copacabana, reunindo mais de um milhão de pessoas. “Foi maravilhosa. A prefeitura foi uma das patrocinadoras, junto com o Governo Integridade, a RioTur e outros parceiros, e nós instruímos os nossos operadores de como atender esses turistas”, afirmou.

O trabalho com a diversidade começou nesta gestão, disse Jonas Queirós. “Na primeira ação que nós assumimos no governo Eduardo Paes, a gente quis mostrar que o Rio de Janeiro é uma cidade aberta para todos. Então, no desfile da Parada LGBT+, nós iluminamos vários monumentos, como a Cidade das Artes, os Arcos da Lapa, com as cores do arco-íris, para identificar e mostrar que a cidade é aberta a todos.”

Também foi feito um trabalho junto aos postos de salvamento de turistas na orla, colocando as bandeiras LGBT com frases enfatizando o amor, o respeito e a união. “O Rio de Janeiro é realmente um lugar de diversos. Para atender a esses turistas, estamos trabalhando junto às associações, a exemplo do Convention Bureau, com  Câmara LGBT. O trade está se unindo para trabalhar em prol da diversidade, o que é muito importante.” 

O Rio de Janeiro sediou o  LGBT+ Turismo Expo, com muito sucesso, quando foram debatidos temas falando sobre a importância do segmento para o turismo, como gerador de recursos para a economia, sendo um dos segmentos que mais contribuem para a arrecadação. “Temos investido bastante nesse segmento para não somente aumentar o número de turistas, mas, sobretudo, a gente ter um local melhor para todos. Antes da cidade ser boa para o turista, ela tem que ser boa para o morador.”

“Quando você trabalha dentro dessas políticas públicas no qual você informa o morador que a gente é uma cidade aberta, diversa, e que é importante a gente receber bem, isso tudo vai ser refletido dentro do contexto do turismo. Porque o turismo é um setor que afeta mais de 50 segmentos da economia e o próprio morador acaba sendo protagonista também.” 

Cubo com imagens do Rio de Janeiro foi um dos destaques nas feiras de turismo no Brasil e no mundo.

Participação ativa nas feiras em 2022

Jonas Queirós afirmou que todos da secretaria de Turismo estão muito felizes com a participação nos eventos nacionais e internacionais, em 2022. A estatal esteve presente no WTC Latin America, em São Paulo; Abav Expo, em Recife; na FIT, em Buenos Aires; BTM, em Fortaleza; Top Resa, em Paris; IMEX América, em Las Vegas; Festuris, em Gramado. “Estamos finalizando o calendário no Festival das Cataratas, onde levamos as experiências imersivas do Rio de Janeiro, oportunidade em que as pessoas entraram num cubo de 25 metros quadrados espelhados com várias dimensões.

Trabalhar dentro das feiras e eventos significa que a gente está procurando e falando do que a gente tem feito na cidade para trazer, principalmente, os agentes e operadores para conhecer e vender o destino com mais propriedade.”

Fábio Cardoso