“Gosto da Amazônia”: restaurante Iocá, no BA’RA Hotel, tem pratos especiais com pirarucu selvagem

Brasil

O “Gosto da Amazônia” está no BA’RA – as raízes nativas presentes desde o nome do hotel, que quer dizer “mar” em tupi-guarani, e na fluidez de sua marca, também estão no cardápio do Iocá Restaurante. A trattoria com nuances de terroir regional busca não apenas agradar ao paladar refinado dos clientes, mas também a responsabilidade social com a incorporação do pirarucu selvagem, oriundo de comunidades ribeirinhas e indígenas da região amazônica.

“Pirarucu é o peixe da vez. Conhecido como bacalhau da Amazônia, ele pode atingir até três metros de comprimento, tem sabor suave, característico de peixes de água doce e tem conquistado todos os nossos clientes. Ele está se popularizando não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo”, destaca a chef Carol Panarotte, que assina os restaurantes do BA’RA Hotel.

Como a própria marca coletiva “Gosto da Amazônia” explica em sua apresentação, o pirarucu é o sabor que preserva a floresta. O manejo é realizado há mais de 20 anos por essas comunidades e tem sido uma das iniciativas mais bem-sucedidas de conservação do meio ambiente e geração de renda para as populações locais.

No Iocá, o prato de destaque preparado com esse peixe especial é o pirarucu da Amazônia com arroz negro e bisque de camarão, sugestão da chef Carol. “Não é somente no prato que essa joia da Amazônia mostra seu impacto, ficamos apaixonados com o manejo sustentável, feito por comunidades indígenas que vêm contribuindo para preservar a espécie”, ressalta.

O manejo sustentável do pirarucu selvagem da Amazônia é uma pesca controlada (extrativista), que respeita critérios estabelecidos por meio do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e indígenas, de estudos científicos e do acompanhamento de órgãos ambientais. O trabalho consiste na vigilância de rios e lagos ao longo de todo o ano, para que a pesca aconteça somente no período autorizado, entre os meses de setembro e outubro, seguindo todos os critérios do Ibama. Para conhecer mais sobre o trabalho o instagram é @gostodaamazonia

O hotel – Localizado na Praia de Cabo Branco, o BA’RA Hotel é fruto da união entre a Construtora Massai, do jogador de futebol e empreendedor Hulk, da Florense Paraíba e da Hofmann Station. Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel. As reservas para o BA’RA podem ser feitas pelo site: https://barahotel.com.br e pelo e-mail reservas@barahotel.com.br. Para reservas nos restaurantes, o contato é (83) 98156-3287. Os perfis no Instagram são: @omararooftop e @iocarestaurante

Vivass Assessoria & Comunicação