IPHAN divulga relatório sobre danos ocasionados ao patrimônio nas sedes dos três poderes

Cotidiano

Com o objetivo de avaliar o estado geral de conservação das edificações, os danos causados e compreender, junto às equipes técnicas de cada instituição envolvida, as ações necessárias para manter o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional em funcionamento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou, no dia 12 de janeiro, o relatório descritivo-fotográfico que apresenta um panorama dos danos causados a bens arquitetônicos protegidos pelo Instituto, após os atos golpistas ocorridos no último domingo.

O documento é resultado de vistorias técnicas realizadas entre os dias 8 e 11 de janeiros nos três edifícios e servirá de base para nortear as próximas ações das instituições envolvidas e, ainda, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Palácio do Planalto

Os bens que não integram o tombamento foram avaliados dentro das possibilidades de cada caso, pois muitas obras já haviam sido recolhidas para análise pericial e/ou técnica. Além disso, as equipes técnicas de todas as instituições estão empenhadas em desenvolver o detalhamento dos danos encontrados em cada edificação e entregarão um relatório próprio oportunamente, com a urgência que as circunstâncias requerem.

O relatório está dividido em quatro partes. Na primeira são descritos os principais danos aos bens móveis e imóveis, com a listagem de medidas emergenciais, de médio e de longo prazo que podem ser tomadas com o objetivo de restaurar e devolver os bens a seu estado prévio.

Na segunda, são enumeradas possíveis fontes de recursos para apoio às ações de recuperação, que podem ser pleiteadas à Unesco, em razão do Conjunto Urbanístico de Brasília ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

A terceira parte apresenta um levantamento preliminar de corpo técnico do Iphan que pode contribuir com etapas posteriores do processo de análise e restauro.

E, a última, expõe os registros fotográficos das vistorias com a descrição sintética dos danos encontrados.

Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Clique aqui e acesse o relatório preliminar.

Site do CAU/PB