Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba recupera as marcas ‘Caminhos do Frio’, ‘Raízes do Brejo’ e ‘Destino Brejo’

Destaque Paraíba

O empresário Marcelo Araújo, dono de uma gráfica em Remígio, no Brejo da Paraíba, decidiu devolver a marca ‘Caminhos do Frio’ e cancelar o pedido de registro das marcas ‘Raízes do Brejo’ e ‘Destino Brejo’. As marcas pertencem ao Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, que ficou surpreso e indignado quando soube da informação feita pelo próprio empresário, na última terça-feira, durante uma reunião.

A decisão de recuar aconteceu, nesta sexta-feira (17), durante uma reunião que mobilizou uma verdadeira força tarefa com os prefeitos dos 19 municípios da região, representantes do Instituto Federal da Paraíba, Parque Tecnológico da Paraíba, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado e a Famup (Federação dos Municípios da Paraíba), em Guarabira, na sede do Sebrae, que tem sido um dos principais parceiros da região.

A reunião, conforme o presidente do Fórum, o secretário executivo de Turismo de Pilões e atual presidente, Jaime Neto, começou em clima de entendimento da situação, porém, a maioria dos prefeitos se negou, a princípio, a sentar para conversar com o empresário, a exceção dos gestores de Duas Estradas, Joyce Renally Nunes. e de Alagoa Nova, Francinildo Pimentel da Silva.

De acordo com Jaime Neto, o Fórum, nas gestões anteriores (2013, 2015 e 2016), havia feito o pedido de registro das marcas, mas o processo não teve continuidade em razão da falta de pagamento. “Todos achavam que esse processo havia sido concluído”, afirmou. A polêmica, por outro lado, vai fazer com que a entidade inicie um tipo de auditoria em todos os processos referentes a projetos, marcas, registros, inclusive, na esfera das prefeituras.  

O evento Caminhos do Frio, por exemplo, ocorre na Paraíba há 15 anos e o Raízes do Brejo já realizou quatro edições, mobilizando o turismo, artistas e comerciantes locais. Ambos contam com a parceria das 19 prefeituras da região do Brejo, empresários, do Governo do Estado, do trade turístico e do Sebrae da Paraíba. Atualmente, a região e os projetos são os mais consolidados como um dos importantes roteiros turísticos do Brasil. 

Prefeitos do Brejo demonstram união e força

Para Jaime Neto, esse momento tenso vai servir de aprendizado, mas, sobretudo, revelou, mais uma vez, que as prefeituras estão unidas e fortes no propósito de continuar desenvolvendo projetos culturais, buscando consolidar ainda mais o turismo da região. Ele conta que recebeu solidariedade de todos os segmentos e até do vice-governador, Lucas Ribeiro, que colocou a assessoria jurídica do Governo à disposição. 

Além dos prefeitos, estiveram na reunião o presidente da Famup, George José Coelho; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; representante da reitoria do IFPB, Gerente do Sebrae Guarabira, Jacy Viana, empresária Maria Júlia, representando o trade turístico do Brejo, assessoria Jurídica do Estado, Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico, Nadja, e a assessoria jurídica da Fundação Parque Tecnológico e especialista em registros de patentes, Ingredhy. “Acredito que tenha sido uma grande lição não apenas para a região do Brejo, mas para todo o Brasil”, pontuou Jaime Neto, agora, muito aliviado.

Fábio Cardoso