Buscando fomentar fluxo internacional, turismo do Ceará participa da Feira Internacional de Portugal (BLT)

Brasil

O destino Ceará, um dos mais buscados internacionalmente, participará da 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou nesta quarta-feira (1º) e vai até domingo (05), no Parque das Nações de Lisboa, capital de Portugal. O objetivo da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) com essa participação é fomentar o fluxo turístico internacional, impactando positivamente a economia cearense.

A feira vai reunir mais de 45 mil visitantes, de acordo com a organização. Entre o público que deve participar do evento estão agentes de viagem, receptivos, operadoras, empresários, representantes de agências e demais entes turísticos de diversos destinos nacionais e internacionais.

Com estande próprio e localizado de forma estratégica ao lado da Embratur, a Setur tem como missão apresentar a diversidade em atrativos e o extenso litoral do estado, além de manter o patamar de destaque na Europa como o destino que mais recebe passageiros internacionais no Nordeste e um dos principais portões desse público no país.

A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, está na comitiva do Ceará presente no evento. Na sua avaliação, a oferta de voos diretos que o hub aéreo da capital oferta facilita a entrada desse mercado no Ceará. “Portugal é a porta de entrada para o mercado europeu e uma das nossas prioridades. O turista desse mercado encontra voos diretos e semanais para o Ceará. Essa facilidade em acessar o nosso estado somada aos nossos atrativos certamente irá fomentar o fluxo turístico internacional”.

Bons ventos para a prática de esportes radicais

O Ceará é referência quando o assunto é bons ventos para a prática de esportes radicais. O mais famoso deles é o kitesurfe, que atrai milhares de turistas entre julho e dezembro, período compreendido como “temporada dos ventos”. Devido a localização geográfica privilegiada, ventos constantes de 30km/h a 70km/h sopram fortes no estado. Com isso, o mar se enche de praticantes e o céu o azul, do dia, e o amarelo alaranjado do fim da tarde dividem espaço com o colorido das velas.

No estande da Setur-CE na BLT, os visitantes são apresentados a esse esporte e as condições favoráveis e únicas que o Ceará possui. As praias onde os picos de ventos são mais constantes e a prática mais favorecida, como Cumbuco, Préa e Jericoacoara, também serão comercializadas.

Crescimento

Em 2022, o turismo no Ceará cresceu 36,7% em relação a 2021, quando também registrou elevação de 19,5%. Inclusive, o desempenho cearense, no ano passado, superou o registrado nacionalmente, que foi de 29,9%, maior que os 22,2% de 2021. Os números estão no Enfoque Econômico (Nº 246) – Desempenho no Ano de 2022 da Atividade Turística do Estado do Ceará, publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Assessoria de imprensa