João Pessoa, mais uma vez, é a única capital na lista dos Top 10 Melhores Destinos do Brasil

Destaque Paraíba

João Pessoa ficou em 6º lugar no ranking do Prêmio Melhores Destinos de 2022 e, mais uma vez, é a única capital na lista dos TOP 10 disputando com 90 cidades turísticas citadas em uma pesquisa realizada pelo site www.melhoresdestinos.com.br . Conforme os organizadores da pesquisa, a disputa foi bastante acirrada e pequenos detalhes definiram o ranking nacional. Participaram da votação cerca de 15 mil leitores, considerando as viagens realizadas no ano passado. A região da Chapada Diamantina, na Bahia, ficou em primeiro lugar, com uma nota 8,91 na média final dos quesitos avaliados como custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança. A capital paraibana obteve a média 8,60.

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o resultado da pesquisa revela a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor de turismo da cidade, que teve um crescimento acelerado nos últimos dois anos, quando o prefeito Cícero Lucena assumiu a prefeitura, colocando o setor como uma das prioridades da gestão municipal.

João Pessoa se destacou no quesito Receptividade e simpatia, com média de 8,97; Preços e custo-benefício foram outros itens destacados com a média 8,55, mesma nota da Gastronomia. O custo, por sinal, foi o melhor avaliado entre todas as cidades, com a nota 8,6. As atrações da cidade tiveram a média 8,50, enquanto que o quesito segurança obteve a média de 8,43.

Na avaliação do secretário, apesar dos avanços, o trabalho continua acelerado porque a atividade turística é muito abrangente e os turistas estão cada dia mais seletivos e exigentes. Segundo ele, diversos projetos de melhoria da cidade estão em andamento em toda a estrutura administrativa municipal, pois o projeto para desenvolver a atividade depende de ações compartilhadas como nas áreas de segurança, limpeza urbana, acessibilidade e capacitação. 

“Estaremos intensificando a promoção do destino, ampliando o calendário de participação nas principais feiras de turismo no Brasil e exterior, assim como promovendo cursos de capacitação de mão de obra, inclusive, criando cursos de línguas inglesa e espanhola em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), através do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), entre outras ações”, pontuou o secretário.

Pesquisa diz que capital mistura tranquilidade e beleza

Jampa – como é carinhosamente chamada pelos moradores – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

Beleza e tranquilidade nas praias urbanas de João Pessoa

O que você encontrará em João Pessoa

A calorosa João Pessoa oferece gastronomia memorável, bom custo-benefício e belezas naturais que encantam os visitantes. É lá onde o sol nasce primeiro, onde o forró fala mais alto e onde o turista encontra um pouco de sossego, mesmo estando em uma capital.

Ao visitar João Pessoa, não deixe de conhecer as praias de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Reserve um tempo também para fazer passeios, conhecer as piscinas naturais de Picãozinho e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa. No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a Praia do Jacaré para curtir o Bolero de Ravel tocado no sax – a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

Durante os dias na capital da Paraíba, vale conferir ainda pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Não deixe também de conferir o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.

Durante todo o ano é possível curtir dias de sol e calor nas praias de João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor. O verão marca a alta temporada com menos chuvas, enquanto no inverno as chuvas são mais frequentes. Uma dica importante é tentar realizar sua viagem em período de maré baixa, quando surgem as piscinas naturais e bancos de areia.

Secom João Pessoa