Kadu Lins comanda palestra para estudantes de pós-graduação do Instituto Valorize

Cotidiano

O pernambucano Kadu Lins (35 anos), diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), centro referência no tratamento inclusivo e respeitoso a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, desembarca dia 29 de abril, em João Pessoa (PB), para comandar treinamento voltado a alunos do curso de pós-graduação em saúde do Instituto Valorize. Estudioso sobre a área e referência em metodologia estruturada em exercícios físicos direcionados para pessoas neuroatípicas, Kadu lidera movimento de inovação e assistência a pessoas com TEA.

Amplificando sua agenda especial voltada para o Abril Azul – mês marcado globalmente por movimentos de conscientização e respeito às pessoas autistas -, o especialista enfatiza a melhora na qualidade de vida e no desenvolvimento, como um todo, das pessoas com TEA por meio da pratica de atividades físicas. Os benefícios dos treinamentos são inúmeros e é sempre possível adequar as necessidades, e ou dificuldades, do tratamento clínico às atividades. Afinal, existem diversas modalidades que podem ser aplicadas, como circuitos de agilidade e equilíbrio, brincadeiras lúcidas estruturadas, e atividades esportivas – natação, futebol, etc.

“Com um cronograma estruturado e com execução supervisionada, o exercício físico, realizado regularmente, tem papel fundamental no processo na autonomia, na socialização, no desenvolvimento motor e na saúde como um todo dos autistas, complementando e potencializando as mais diversas abordagens de tratamento. E estes são apenas alguns pontos positivos, existe uma infinidade de ganhos”, considera Kadu Lins, especialista em psicomotricidade e diretor geral do Instituto do Autismo.

A palestra do especialista acontece no dia 29 de abril (sábado) para alunos do curso de pós-graduação em “Exercício Físico Aplicado a Grupos Especiais e Prevenção/Recuperação de Lesões”, do Instituto Valorize de Vila Velha-PB.

Ampla experiência na área

Kadu Lins tem formação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2012) e ampla experiência acadêmica na área por meio de estudos em centros nos Estados Unidos e na Austrália. Especialista em psicomotricidade e referência na abordagem respeitosa e inclusiva no tratamento do autismo, segmento que atua há mais de 10 anos, o pernambucano tem como meta impactar mais de 3.000 famílias até 2023 com seu trabalho em assistência e treinamentos sobre o autismo.

Com forte habilidade em comunicação e vasto conhecimento técnico sobre o funcionamento e as potencialidades do exercício físico para o corpo humano, Kadu teve seus principais passos profissionais voltados ao cuidado com o próximo ao transformar vidas por meio da atividade física, do respeito e da disciplina. Especializou-se em diversas áreas, mas se encontrou na psicomotricidade. Foi neste campo que o recifense desenvolveu o senso crítico para seu propósito de mercado: impactar na qualidade de vida das pessoas por meio do trabalho voltado à reabilitação através da visão integrada entre psiquismo, relações socioemocionais e motricidade.

Em dezembro de 2020, iniciou a operação do Instituto do Autismo (IDA), imergindo 100% na área e, com pouco tempo, passou a ser entendido pelo mercado como referência na assistência inclusiva, respeitosa e multidisciplinar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e necessidades específicas em neurodesenvolvimento.

Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o centro é apontado como ícone no setor pela abordagem amplificada e oferta de programa diferenciado de desenvolvimento esportivo, englobando quase 10 modalidades. O IDA assiste diretamente mais de 200 crianças e adolescentes autistas, entre 03 e 17 anos. Gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos, o instituto passa por acelerado processo de expansão, com perspectiva de crescimento em torno de 200% até 2023.

SIGA INSTITUTO DO AUTISMO
Instagram: @institutodoautismo
Site: institutodoautismo.com

APCOM Comunicação Estratégica