Cancelamentos de voos da Azul Conecta no Ceará acendem sinal de alerta entre empresários de Cajazeiras (PB)

Aviação Destaque

Uma reportagem publicada no portal Diário do Nordeste – veículo de imprensa do Ceará -, no dia 29 de junho, assinada pelo jornalista Igor Pires, dando conta de cancelamentos de voos da Azul Conecta no mercado cearense, acendeu o sinal de alerta entre os empresários de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. 

De acordo com a reportagem, dos 60 voos previstos para serem operados em maio, apenas metade (31) foram realizados. A Azul Conecta opera frequências de Fortaleza para Jericoacoara, Sobral, São Benedito, Iguatu, Aracati e Crateús. 

Segundo o site AeroIn, com informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a rota para Sobral foi a mais afetada em maio, sem nenhuma operação. Os únicos voos que têm sido mais regulares são os da chamada “Rotas das Emoções”, que passa por Jericoacoara. Ainda segundo o Diário do Nordeste, a ocupação média em todas as rotas é próxima de 50%, o que significa em 4 ou 5 passageiros por avião. Esses voos são operados com aeronaves Cessna C208 Caravan, com capacidade para até 9 passageiros.

Azul tem benefícios fiscais no Ceará e na Paraíba

O cancelamento de tantos voos tem provocado preocupação no Governo do Ceará, que concedeu benefício fiscal para a companhia aérea, reduzindo de 18% para 7% a alíquota que incide no combustível de aviação. Na Paraíba,  Azul também tem benefício semelhante e vem operando voos de Recife para Patos e tem previsão de começar a operar um outro voo para Cajazeiras.

Conforme o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras), Alexandre Cartaxo, esse voo está confirmado para ser iniciado no dia 01 de agosto próximo, porém, existe uma preocupação tendo o início da operação ter sido adiado recentemente – o voo estava previsto para começar no dia 17 de julho.

O voo entre a capital pernambucana e a cidade paraibana está no sistema de vendas da Azul. Acessamos o site simulando a compra de um bilhete com viagem no dia de inauguração do voo e o valor estava a partir de R$ 1.122,00, somente a ida. O voo sairá do Recife às 8h30, com chegada prevista a Cajazeiras às 10h45. Já o voo entre Recife e Patos fizemos uma simulação de preço com viagem no dia 21 de julho. A passagem custa a partir de R$ 383. O voo sai às 13h55 da capital pernambucana e chega em Patos às 15h15.

No Governo do Ceará, de acordo com a reportagem do Diário do Nordeste, a secretária de Turismo do Estado, Yrwana Guerra, comentou sobre os cancelamentos dos voos, lamentando o prejuízo para a economia das cidades, assim como o desgaste da imagem e da credibilidade da Azul Conecta na região.

Fábio Cardoso