Você sabia que existem praias no mundo que têm areias coloridas?

Mundo

Em todo o mundo, não faltam praias incríveis com vibrações fantásticas, águas azuis cristalinas e areia dourada macia. Mas se está à procura de algo um pouco diferente, estas praias de areia colorida podem ser exatamente o que procura. Mergulhe os pés nas areias cor-de-rosa macias da Indonésia ou nas costas verdes (sim, verdes) do Havai. Também são excelentes para todas as suas atividades de praia favoritas… com algumas surpresas.

Praias de areia preta

1. Praia de areia preta de Punalu’u, Pahala, no Havai

Tartarugas verdes havaianas a descansar na praia de areia preta de Punalu'u, na Ilha Grande do Havai, com viajantes em segundo plano
Imagem: MNStudio/Getty

A praia de areia preta de Punalu’u é um local popular na Ilha Grande do Havai por dois motivos: vistas fantásticas e vida selvagem. Deleite os seus olhos nas maravilhosas areias negras que contrastam com as palmeiras verdes e as águas azul-turquesa.

Punalu’u também é o lar das tartarugas verdes havaianas e das tartarugas-de-escama em vias de extinção. Durante todo o ano, rastejam até às areias negras quentes para apanhar sol. Leve uma rede para amarrar às árvores e descontraia perto delas.

Existem algumas formas de chegar a esta praia magnífica. Pode ficar num hotel nas proximidades de Pahala, a 10 minutos de carro da praia. Ou junte-se a esta excursão de grupo pequeno que parte de Kailua-Kona. Ficará a conhecer vários dos melhores locais da ilha, incluindo Punalu’u e o Parque Nacional dos Vulcões do Havai. Para uma experiência igualmente fabulosa, reserve esta excursão e termine o dia a observar as estrelas.

2. Praia de areia preta de Honokalani, Hana, no Havai

Vista panorâmica de viajantes a relaxar na praia de areia preta de Honokalani, em Maui, rodeada de vegetação exuberante e águas azuis cristalinas
Imagem: Jeroen/Tripadvisor

Vai fazer férias em Maui? A praia de areia preta de Honokalani é outra preciosidade havaiana, localizada no Wai’anapanapa State Park. A melhor altura para a visitar é no verão, quando as ondas estão mais calmas e perfeitas para um mergulho. Se não quiser molhar-se, explore o trilho costeiro para ver os tubos de lava e as bolhas de ar.

Chegar a Honokalani é uma aventura por si só. Está localizada ao longo da Hana Highway (ou Estrada para Hana), uma estrada de 103 km que passa pelos locais de visita obrigatória da ilha e tem mais de 600 curvas. Desfrute de uma viagem panorâmica relaxante com esta excursão “Estrada para Hana”, que inclui uma paragem nesta praia e noutros pontos turísticos, como Ke‘anae Point.

3. Praia de Reynisfjara, Vik, na Islândia

Montanha Reynisfjall na praia de Reynisfjara, na Islândia
Imagem: (from left to right) Edwelsh/Tripadvisor, GRZ/Tripadvisor

Areias vulcânicas pretas, colunas de basalto imponentes, grutas misteriosas e ondas atlânticas ruidosas. A praia de Reynisfjara, no sul da Islândia, pode não ser a praia tropical típica, mas é igualmente espetacular.

Várias excursões à costa sul a partir de Reiquiavique (como esta) param neste local incrível. Também incluem visitas a outras atrações maravilhosas, como Seljalandsfoss e as cataratas de Skógafoss. Visite no verão e também poderá ver papagaios-do-mar. No entanto, tenha cuidado perto das águas, pois a qualquer momento podem formar-se ondas traiçoeiras.

Do outro lado da praia de Reynisfjara, separada pela montanha Reynisfjall, encontra-se outra praia de areia preta mesmo ao lado de Vík í Mýrdal. Fique num hotel nas proximidades e visite-a a pé ou numa divertida excursão a cavalo.

4. Praia de Perissa, Santorini, na Grécia

Viajantes a nadar no mar na praia de Perissa, uma famosa praia de areia preta em Santorini
Imagem: dantistes/Tripadvisor

A praia de Perissa é um local mágico, com areia preta aveludada que brilha sob o sol do Mediterrâneo. É também um local fantástico para refeições ao ar livre, para apreciar o pôr do sol de Santorini e uma excelente vida noturna. Pode visitá-la durante todo o ano, mas o verão é a melhor altura para praticar desportos aquáticos e nadar.

Pode ficar perto de Perissa ou fazer uma excursão privada de um dia a partir de Santorini. Além da praia de Perissa, também visitará a famosa praia Vermelha (Kokkini Paralia) em Akrotiri. É uma opção conveniente se tiver pouco tempo ou se viajar com um grupo grande.

Não se cansa das praias de areia preta de Santorini? Explore locais menos conhecidos, como a praia de Caldera e a praia de Eros, com esta excursão a cavalo. Vá ao final da tarde para conseguir aquela bonita fotografia do pôr do sol.

Praias de areia cor-de-rosa

5. Praia de Elafonisi, Creta, Grécia

Areias cor-de-rosa ao longo da linha de água na praia de Elafonisi
Imagem: (from left to right) Airsucker/Tripadvisor, Alizée K/Tripadvisor

Com um céu azul infinito, águas pouco profundas e areia fina cor-de-rosa, a praia de Elafonisi é uma visita obrigatória em Creta. O melhor local para ver as tonalidades de rosa é perto da costa, onde a água bate na areia.

Existem alguns hotéis nas proximidades, como o Elafonisi Resort. No entanto, se ficar em Chania, esta excursão de um dia assegura a viagem até à praia num autocarro confortável.

Todavia, Elafonisi não é a única praia de areia cor-de-rosa na ilha. A Lagoa de Balos e a praia de Falassarna são opções populares que pode visitar numa excursão semiprivada de jipe. Além disso, são também praias galardoadas nos Travellers’ Choice – O melhor dos melhores.

6. Praia de Areia Rosa, Harbour Island, Baamas

Vista aérea da Praia de Areia Rosa em Harbour Island, nas Baamas
Imagem: SkyHighStudios/Getty

É fácil perceber porque é que os viajantes adoram a Praia de Areia Rosa nas Baamas. Este local de sonho tem tudo: cadeiras de praia, guarda-sóis, águas azul-turquesa pouco profundas e areias rosa-pálido e macias. Facto curioso: a cor vem dos foraminíferos, organismos microscópicos com conchas vermelhas ou cor-de-rosa.

A praia tem quase 5 quilómetros e a areia é fresca durante todo o ano. No entanto, chove entre agosto e outubro.

Pode caminhar, andar de bicicleta ou num carrinho de golfe elétrico a partir de qualquer lugar na Harbour Island até à Praia de Areia Rosa. Quem está de férias em Nassau pode fazer esta excursão, que inclui snorkeling com porcos e raias manta.

7. Praia Rosa, Ilha de Komodo, Indonésia

Fotografia tirada de cima de um casal na famosa praia Rosa, no Parque Nacional de Komodo, rodeado por águas azul-turquesa cristalinas
Imagem: olegbreslavtsev/Getty

O Parque Nacional de Komodo está repleto de maravilhas estranhas mas impressionantes. Constituído por muitas ilhas indonésias, encontrará vistas de cortar a respiração, dragões de Komodo selvagens e uma praia de areia rosa, também conhecida como Pantai Merah.

Rodeada de águas cristalinas e montanhas rochosas, a praia Rosa é perfeita para nadar, ver a paisagem e praticar snorkeling. A estação seca decorre de abril a novembro, mas setembro é uma excelente altura para visitar com dias mais frescos e menos multidões.

Embora não existam muitas opções de alojamento na ilha, pode ficar num hotel em Labuan Bajo e reservar esta excursão aventureira do Parque Nacional de Komodo. As atividades incluem passeios por várias ilhas, caminhadas e snorkeling.

Praias de areia vermelha

8. Kaihalulu Beach, Maui, Havai

Viajantes a relaxar na praia de areia vermelha de Kaihalulu, em Maui, rodeados de vegetação exuberante e de águas verde-esmeralda
Imagem: maite/Tripadvisor

Ao longo da estrada para Hana, a Kaihalulu Beach é uma vista para contemplar. As areias contêm níveis elevados de óxido de ferro, o que confere a esta praia isolada uma cor vermelha intensa

O melhor é admirar Kaihalulu de longe, uma vez que o trilho até à praia pode ser complicado. Passa por uma propriedade privada e segue ao longo da orla de uma falésia. Se decidir ir até à praia, os viajantes recomendam que use calçado de caminhada adequado.

Esta excursão privada de um dia pela Estrada para Hana a partir de Maui mostra-lhe Kaihalulu, Honokalani e Hamoa Beach (vermelha, preta e dourada – são três praias de areias coloridas num só dia!).

9. Praia de Cavendish, Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá

Bonitas falésias de areia vermelha na praia de Cavendish no Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá
Imagem: Marc Guitard/Getty

Situada no Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, encontramos a praia de Cavendish. Caminhe pela praia ou pela calçada e admire as areias cor de ferrugem. Ou então, vá um pouco mais longe para explorar um aglomerado de penhascos de arenito vermelhos e acidentados.

Embora não existam hotéis à beira-mar, existem vários nas proximidades de Cavendish. A cidade costeira também organiza o festival anual Cavendish Beach Music, um evento obrigatório para os amantes da música country.

Se ficar em Charlottetown, faça esta excursão turística para visitar a maravilhosa praia e os penhascos de areia vermelha. Também inclui visitas aos locais históricos que aparecem no famoso romance de L. M. Montgomery, Ana dos Cabelos Ruivos.

Praias de areia verde

10. Praia de areia verde de Papakōlea, Naalehu, no Havai

Viajantes a passear pelas raras areias verdes da praia de Papakōlea, no Havai
Imagem: (from left to right) Tegan/Tripadvisor, Amy N/Tripadvisor

Há milhares de anos, um vulcão de cinzas entrou em erupção e expeliu lava rica em olivina para a baía. Os minerais arrefeceram e formaram cristais verdes, dando à praia de Papakōlea uma cor de musgo rara.

Papakōlea é incrivelmente remota. Só é possível lá chegar a pé e o ponto de partida é uma viagem de 2 horas a partir de Kailua-Kona. Uma viagem de ida e volta tem cerca de 8 quilómetros e a maior parte do caminho não tem sombra, por isso, comece cedo para evitar o calor do meio-dia. Os viajantes também recomendam trazer muita água.

Algumas pessoas também oferecem viagens nos seus veículos 4×4 até à praia. No entanto, é melhor não seguir esta opção, pois pode danificar o ecossistema e levar a uma erosão da paisagem local.

Praias de areia laranja

11. Baía de Ramla, em Malta

Vista aérea de viajantes a nadar e descontrair na Baía de Ramla, uma praia longínqua de areia laranja, rodeada por montanhas rochosas
Imagem: Icando25/Tripadvisor

Sendo uma das praias mais conhecidas de Gozo, a Baía de Ramla tem areias cor de laranja e águas de um azul profundo. Embora remota, dispõe de várias comodidades, como espreguiçadeiras e chuveiros. Também há um restaurante local e uma carrinha de gelados perto da entrada.

A Baía de Ramla não é só para os amantes da praia. Quando precisar de uma pausa do mar, caminhe até à Gruta Tal Mixta e desfrute das vistas panorâmicas desta praia única em Malta.

Os hotéis mais próximos ficam na cidade de Xagħra, a cerca de 20 minutos de carro. Pode chegar à praia de transporte público, automóvel ou táxi. Quem fica na ilha principal pode visitar a Baía de Ramla e outras pérolas de Gozo nesta excursão, que inclui uma viagem privada de ferry.

12. Praia de Porto Ferro, Sardenha, em Itália

Vista da paisagem de areia vermelha e cor de laranja na praia de Porto Ferro, na Sardenha, em Itália
Imagem: Claudio D/Tripadvisor

Escondida na costa noroeste da Sardenha, a Praia de Porto Ferro (ou Spiaggia di Porto Ferro) oferece uma longa faixa de areia cor de laranja: uma combinação de calcário cor de laranja, conchas esmagadas e depósitos vulcânicos.

Embora não seja a melhor para nadar, pois as ondas podem ser um tanto agrestes, há muitas coisas para fazer. Passeie até ao pitoresco Lago Baratz, aprenda a surfar ou experimente os banhos de sol sem roupa, caso se sinta particularmente audaz.

Tal como na maioria das regiões de Itália, o verão é a melhor altura para visitar a praia de Porto Ferro. Chegue cedo para garantir um bom lugar e absorva as vibrações descontraídas e a agradável brisa marítima.

Bónus: Glass Beach, Califórnia, Estados Unidos

Grande plano de pedaços de vidro marinho lisos, brilhantes e coloridos na Glass Beach, em Fort Bragg, na Califórnia
Imagem: Unclesogg/Tripadvisor

Este local não é exatamente uma praia de areia colorida, mas vale a pena visitar. Localizada em Fort Bragg, a Glass Beach está repleta de milhões de pequenos pedaços de vidro multicoloridos.

A praia começou como um aterro sanitário do início até meados do século passado. Desde então, os pedaços de vidro foram polidos pelas ondas, rochas e tudo o resto. Atualmente, é um destino popular para viajantes curiosos que querem ver o vidro marinho e apreciar as vistas.

Não se esqueça de visitar também o Museu do Vidro Marinho. Inaugurada por um capitão reformado, a coleção apresenta todos os tipos de vidro marinho raro, incluindo alguns que brilham no escuro. Fort Bragg fica a quatro horas de carro de São Francisco e pode passar a noite num hotel acolhedor perto de Glass Beach.

Assessoria de imprensa