Festival Menu Ipu-CE mostra toda a força criativa da Ibiapaba

Eventos Culturais

Atrações musicais, manifestações culturais, cozinha show, cozinha kids e artesanatos conquistaram o coração do público, durante o IV Festival Menu Ipu. Consolidando-se como um dos destaques culturais da região, a edição de 2023 do Festival bateu recordes de alcance nas redes sociais e obteve resultados extraordinários em vendas.

Dentre os destaques, a quadrilha Junina “Arraiá da Juventude” fundada em 1999, que é atualmente um dos grupos de maior tradição na Serra da Ibiapaba, trouxe a temática: “O Dilema, só uma força divina contorna a situação, um povo querendo inverno, outros querendo verão”. Que retrata a vida e subsistência de dois trabalhadores do sertão: uma lavadeira e o lavrador, um pedindo sol e outro pedindo chuva, ambos com uma necessidade em comum: trabalhar pela própria subsistência.

As filarmônicas Antônio Freire, Estrelas da Serra e Banda Maestro Lázaro Freire, trouxeram uma mescla entre os ritmos tradicionais nordestinos e sucessos do cenário musical nacional, com os acordes de Luiz Gonzaga e Belchior.

Para o produtor cultural e diretor da Artfully, Bernardo Lima, responsável pela gestão cultural do Festival: “Com o tema ‘sabores que celebram a cultura’, toda a curadoria das atrações teve como objetivo a promoção e valorização da cultura regional. Foi construído um line-up formado por artistas regionais que mostrou toda a força criativa território e trouxe como resultados sucesso de público e de alcance nas redes sociais”.

Para o prefeito Robério Rufino, “o Festival já está consolidado e a escolha de levá-lo para o Quadro da Igrejinha, local que historicamente é considerado como marco zero da cidade foi extremamente assertivo, pois uniu conforto aos turistas e moradores e reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade”.

Dentre os principais parceiros do evento, instituições como o SESC, SENAC, Governo do Estado através da CEART e Alimenta CE somaram juntamente com o Sebrae e Prefeitura de Ipu para a realização dessa edição do Festival.

Assessoria de imprensa