João Pessoa, uma cidade que encanta desde os primeiros raios do sol, chega aos 438 anos

Destaque Paraíba

Enquanto o restante do Brasil dorme, os primeiros raios de sol já despontam no horizonte de João Pessoa. Isso acontece porque a cidade está situada no ponto mais oriental das Américas. No alto dos seus 438 anos, a capital paraibana está cada dia mais radiante, trazendo em suas praias, parques e praças um convite diário para que a população desfrute e melhore sua qualidade de vida, que, aliás, é um dos principais atrativos para moradores e turistas que visitam a cidade.

No verão, o dia já está claro em torno das 5h e a Prefeitura de João Pessoa interdita a principal avenida da orla marítima para o trânsito de veículos até 8h para a prática esportiva – caminhada, corrida, ciclismo, skate ou patins. No local, pessoas de diversas idades – crianças, jovens, adultos e idosos, muitos deles acompanhados dos seus animais de estimação.

Os últimos raios de sol se vão por volta das 18h. Porém, nesse intervalo, a população desfruta da área da praia durante todo o dia, para dar mergulhos numa água morna, andar de bicicleta na ciclovia – que se estende por vários quilômetros da orla, ou praticar esportes nos equipamentos instalados na faixa de areia da praia, como vôlei, futevôlei, beach tennis, frescobol, calistenia ou musculação.

À noite, o calçadão da praia é tomado por pessoas que vão passear com as crianças, pets ou simplesmente caminhar, correr, fazer um lanchinho e tudo isso com muita tranquilidade, já que a Guarda Civil Metropolitana está na área fazendo a ronda diária para garantir a segurança de moradores, comerciantes e turistas, além das equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que cuidam em manter toda a orla limpa.

Equipamentos espalhados pela cidade

Mas a qualidade de vida na cidade de João Pessoa vai muito além da praia. Espalhadas por diversos pontos da cidade estão dezenas de praças com equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, pistas de skate, áreas verdes agradáveis para caminhar, correr, fazer piqueniques ou assistir a apresentações culturais em seus anfiteatros.

A cidade de João Pessoa dispõe, ainda, de áreas verdes onde moradores e turistas podem praticar atividades físicas ou simplesmente contemplar a natureza, a exemplo do Parque Solon de Lucena e o Parque Arruda Câmara (Bica), além do Jardim Botânico (administrado pelo Governo do Estado).

O Parque Solon de Lucena, conhecido popularmente como a ‘Lagoa’, foi transformado em parque há quase cem anos. É um dos principais símbolos da cidade, situado no Centro da Capital com belos jardins, rodeada por palmeiras imperiais e espécies de árvores do bioma da Mata Atlântica, como ipês, pau-brasil, acácias e bambuzais. Nos meses de setembro e novembro, a natureza presenteia a todos com as floradas dos ipês-amarelos, que tornam o parque ainda mais bonito tomado pelo amarelo das flores. A Lagoa é um espaço público ideal para passear com a família, praticar esportes e participar de importantes acontecimentos sociais e políticos.

O Parque Arruda Câmara, conhecido carinhosamente como Bica, também é um espaço propício para compartilhar momentos com a família e com a natureza. É um parque zoobotânico, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), localizado no bairro do Roger. No local, é possível passar um dia agradável rodeado de verde, visitar os animais, fazer caminhadas, trilhas na mata, andar de bicicleta, de trem, pedalinho, fazer piquenique ou um pouco de tudo.

Saúde em Movimento – Para a população desfrutar ainda mais das praias, parques e praças, a Prefeitura de João Pessoa criou o programa Saúde em Movimento. Para quem ainda não conhece, é um projeto realizado pelas Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec). É gratuito, aberto à população e as atividades são realizadas por profissionais de educação física em mais de 30 locais.

O programa foi criado com o principal objetivo de promover a qualidade de vida para moradores da cidade e reduzir doenças relacionadas ao sedentarismo. Segundo Nicolas Travassos, coordenador do projeto, atualmente atende cerca de 4 mil pessoas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira (5h30 às 7h30) ou de segunda a quinta-feira (17h às 19h). Os locais onde são ministradas as aulas podem ser consultados no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude%20em%20movimento/.

Quem quiser participar basta comparecer nos dias e horários indicados no site da Prefeitura usando roupas confortáveis e com disposição de praticar exercícios físicos. “Não tem desculpa. Temos atividades gratuitas, em horários diferenciados e diversos locais. Uma oportunidade de cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida e, ainda, curtir o que há de bom na cidade e fazer novas amizades”, destacou.

Nicolas Travassos explica que quando o usuário demonstra interesse em participar do Programa Saúde em Movimento, os profissionais de educação física fazem uma anamnese e, se for necessário algum exame, encaminham a pessoa a uma das unidades de saúde da família para que, posteriormente, retorne com o atestado de aptidão física.

Ginástica logo no começo do dia é tradição em João Pessoa

As companheiras de ginástica Girlane, Celda e Rosa têm um encontro marcado na Praça da Paz, nos Bancários, todos os dias, para participarem da aula do programa Saúde em Movimento. “Estou no grupo há mais de um ano. É um vício. Bom para a mente, corpo e alma”, garante Girlane Araújo. Celda Rodrigues, servidora pública e psicóloga, acrescenta que as amizades feitas no grupo fazem tão bem quanto a atividade física. A professora Rosa Maria acrescenta que o trabalho também é inclusivo. “Várias pessoas com limitações físicas são bem recebidas por todo o grupo”, garantiu.

“Tenho recebido vários relatos de pessoas que encontraram nas aulas motivação, superação, autoestima, alegria e prazer”, relata a professora Morgania Priscila. Segundo ela, diariamente cerca de 100 pessoas participam da atividade. “O projeto é gratificante. Não se resume a uma aula para exercícios físicos, vai muito além. É um trabalho social, promove interação entre os participantes, saúde física, mental e emocional. Os resultados são muito satisfatórios”, salientou.

Secom João Pessoa – Fotos Divulgação