João Pessoa Tour 360º será levada para outros Estados e Centro Histórico foi o ponto turístico mais ‘visitado’

Destaque Paraíba

A exposição João Pessoa Tour 360º, que faz parte da programação de aniversário de 438 anos da Capital paraibana, será levada para outras cidades e feiras do turismo do Brasil. O evento, encerrado no domingo (13), foi um sucesso de público durante 10 dias que ficou aberto para a visitação no espaço de eventos do Manaíra Shopping.

Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), 3.614 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer 10 pontos turísticos da cidade em realidade ampliada e inteligência artificial. O local mais procurado foi o Centro Histórico, com 21,6%, seguido do Farol do Cabo Branco (20,3%) e Centro Cultural São Francisco (17,6%).

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, comemorou o sucesso da exposição e confirmou a intenção de promovê-la em outras cidades brasileiras. Na opinião dele, a exposição permitiu que a própria população que reside na cidade tivesse oportunidade de conhecer melhor os pontos turísticos que muitas vezes passam despercebidos da maioria pelo corre-corre do dia.

Ele destacou a parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que possibilitou que alunos de algumas escolas do município prestigiassem a exposição, tendo uma aula de campo. “Muitos deles nos disseram que pretendiam pedir aos pais que os levassem para visitar pessoalmente esses pontos turísticos, o que demonstra a importância desse processo de conhecimento”, avaliou o secretário.

Pesquisa – Equipes da Setur-JP fizeram 964 entrevistas aleatoriamente no período de 10 a 13 de agosto e a maioria aprovou a exposição. Das pessoas abordadas, 92,3% acharam ótimo; 6,6% bom e 1% regular. Dos respondentes, 53,7% foram mulheres e 46,3% homens, sendo 34,3% menores de 18 anos, 59% entre 18 e 59 anos e 6,7% tinham acima de 60 anos.

Sobre o estado de origem, 67,6% eram naturais de João Pessoa; 11,4% de outras cidades da Paraíba; 7,2% de Pernambuco; 2,4% do Rio Grande do Norte; 2,4% do Distrito Federal; 1,7% do Rio Grande do Sul e 1,2% de São Paulo. Em relação a naturalidade, 98,8% eram do Brasil e 1,2% de outros países (França, Polônia, Espanha, Itália, Peru, México e Estados Unidos). Quando perguntados se já haviam visitado anteriormente o ponto turístico escolhido, 69,7% afirmaram que sim e 30,3% relataram que não.

Ponto turístico escolhido na experiência:
Centro Histórico – 21,6%;
Farol do Cabo Branco – 20,3%;
Centro Cultural São Francisco – 17,6%;
Parque Arruda Câmara – 15,4%;
Busto de Tamandaré – 13,3%;
Estação Cabo Branco – 4,3%;
Parque Solon de Lucena – 2,7%.

Secom João Pessoa