Feira de Empregos para profissionais do Turismo em Portugal oferece cerca de 45 mil vagas

Destaque Mundo

É um dos setores que mais lucra no país e também um dos que mais apresenta falta de profissionais. O Turismo de Portugal tem se fortalecido a cada ano e nos primeiros cinco meses de 2023, o número de pessoas que visitaram o país cresceu, sendo até agora o melhor ano de sempre ao nível da procura. Com o mercado turístico aquecido as vagas de emprego aumentam e, de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ainda faltam 45 mil trabalhadores ao setor.

Em busca de soluções e de profissionais para suprir as vagas do Turismo em Braga, o município receberá uma feira de empregos dedicada ao setor turístico. A 1ª Feira de Empregos para Profissionais do Turismo de Braga será realizada no dia 22 de setembro, com início às 14h no Mercado Municipal da cidade, no espaço Sonae Sierra. A iniciativa resultou da parceria estabelecida entre a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX EUROPA), a Associação de Profissionais de Turismo do Minho (APROTURM), a Academia de Formação (SABFORMA), e a SONAE SIERRA, com o alto patrocínio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP – Braga) e Câmara Municipal de Braga.

De acordo com os organizadores, entre os objetivos está a realização de entrevistas entre empregadores e profissionais de turismo. O que já pode resultar em contratações imediatas para suprir as vagas. Desta forma haverá uma maior aproximação entre a oferta e a procura, criando novos empregos. A Feira tem ainda objetivo de atrair profissionais de outros países que estejam a residir na zona de Braga. “Sabemos que muitos imigrantes estão em busca de trabalho e o Turismo precisa desta mão de obra. Por vezes são profissionais qualificados e que em alguns casos já têm experiência na área”, explica Bruno Gutman, diretor Norte da Funcex Europa, uma das entidades promotoras do certame. A Funcex tem como um de seus objetivos apoiar o comércio exterior do Brasil, seja via a internacionalização de empresas, investimentos diretos ou pela contribuição através do direcionamento da mão de obra qualificada brasileira. Com isso, a Funcex atua como um agente econômico local e contribui para o desenvolvimento das regiões e dos países em que tem atuação.

A comunidade brasileira é a nacionalidade que representa o maior número de estrangeiros no município, estima-se que dos cerca de 200 mil habitantes, 15 mil sejam brasileiros. “A feira é para todos que tenham interesse nas vagas, portugueses e estrangeiros, entretanto sabemos que há um grande número de imigrantes brasileiros que já trabalharam no setor do turismo no Brasil, ou mesmo em Portugal e que estão à procura de oportunidades de trabalho”, estamos à espera destes candidatos às vagas”, revela o diretor.

Em 2025 Braga será a Cidade Portuguesa da Cultura e contará com o apoio de dois milhões de euros para atrair visitantes, o que prevê um aumento ao nível de vagas abertas para o setor. Sobre as vagas oferecidas na feira, estarão sobretudo, empregos para o setor de alojamento, restauração e até animação turística. Confira algumas vagas que precisam de trabalhador: cozinheiro(a), empregado(a) de mesa, técnico de turismo, copeiro(a), consultor(a) de viagens, recepcionista de hotel, bagageiro(a), housekeeping (serviço de limpeza), colaborador(a) para serviços de limpeza em unidade de Turismo Rural, entre outras.

De acordo com António Antas Teles, presidente da APROTURM, não há a necessidade de experiência comprovada para as vagas. “As pessoas que tiverem interesse em preencher as vagas não precisam comprovar experiência, pois as próprias empresas e entidades costumam oferecer formações e estágios para que se formem novos profissionais”, explica. Segue abaixo a programação completa da feira, solicitando o especial favor de divulgarem esta iniciativa que é totalmente gratuita, tomando desde já a liberdade de convidar V. Exª e/ou o órgão de comunicação social, a estar presente.

Serviço:
O quê: 1ª Feira de Empregos para Profissionais do Turismo de Braga
Quando: Sexta-feira, 22 de setembro, às 14h
Onde: Mercado Municipal de Braga – Praça do Comércio 4700-370 Braga

Programação:
14h – Registo dos participantes e convidados
14h15 – Sessão de Boas-vindas- Dr. Rui Sousa / Prof. Dr. Antas Teles / Dr. Bruno Gutman
14h30 – Dra. Cláudia Patrícia Alves (IEFP)- Medidas de apoio à contratação (IEFP)
15h – No 1° Piso – Sala de reuniões do espaço Sonae / Sierra- Sessões de contacto individualizadas entre empregadores e profissionais de Turismo.
17h30 – Sessão de encerramento

Oficina das Palavras