Rosália Lucas participa do Café com Turismo e confirma negociação para atrair navios de cruzeiros para a Paraíba

Destaque Paraíba

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, participou, nesta quarta-feira (13), do Café com Turismo, projeto promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba, que tem a intenção de debater temas inerentes ao segmento. O evento aconteceu no Hotel Caiçara, em João Pessoa.

Durante cerca de duas horas, Rosália Lucas fez uma explanação sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado em infraestrutura, cujo objetivo é torná-lo ainda mais competitivo e atrativo para investimentos em diversas áreas, principalmente o turismo.

Rosália Lucas citou como um dos exemplos a captação de empreendedores para o Polo Turístico do Cabo Branco, que se tornou uma realidade com o início de construção de dois resorts e um parque aquático. 

Também nesta quarta-feira, o governador João Azevêdo firmaria parceria entre o Governo da Paraíba e o Grupo Holanda para a construção do Holanda’s Gold Resort Club, no Polo Turístico, um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, que vai gerar mais de 400 vagas de empregos e incrementar o turismo paraibano.

A secretária confirmou que continua nas tratativas para incluir o Porto de Cabedelo na rota dos cruzeiros marítimos, porém, utilizando uma forma de desembarque com barcos menores, a exemplo de destinos consolidados como Búzios (RJ) e Ilhabela (SP). “Hoje os navios de cruzeiros são gigantescos e precisamos pensar nessas alternativas”, pontuou Rosália Lucas.

Ainda em meados de outubro, uma equipe da MSC Cruzeiros deve visitar o Porto de Cabedelo, segundo a secretária, para analisar as condições técnicas de atracamento ou não dos navios. No começo do ano, a secretária participou de uma reunião virtual com executivos da MSC, dando início ao projeto. “Para captar navios de cruzeiros é preciso discutir dois anos antes de ser iniciada uma temporada”, disse.

Rosália Lucas falou ainda dos investimentos que vêm sendo feitos na promoção do Destino Paraíba. Segundo ela, foram realizadas ações em 16 estados brasileiros; a Paraíba esteve presente a 24 grandes eventos de Turismo, em 2023; foram realizados quatro famtours com agentes de viagens, dois deles internacionais; e foram capacitados cerca de 31 mil agentes de viagens de todo o Brasil; também houve crescimento na malha aérea e Campina Grande se tornou um mini hub da Azul Linhas Aéreas.

Compuseram a mesa, além de Rosália Lucas, os secretários executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Delano Tavares, e de Turismo de João Pessoa, Daniel Alves, e o jornalista Abelardo Jurema, presidente da Abrajet-PB. Prestigiaram o evento as secretárias de Turismo de Bananeiras, Karine De Leon, e do Conde, Marília Melo, entre outros.

Fábio Cardoso