Turismo pedagógico – Alunos conhecem a história de João Pessoa durante passeio de catamarã pelo Rio Paraíba

Destaque Paraíba

As Secretarias de Turismo (Setur) e de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa estão desenvolvendo um projeto com alunos dos 7ª, 8ª e 9ª anos do ensino fundamental, que os tira das salas de aulas e os coloca em campo. É o Turismo Pedagógico, uma forma de enriquecer o conhecimento dos estudantes em história e geografia a partir do Rio Paraíba. O projeto ‘Navegando pela história da Paraíba’ leva quinzenalmente grupos de 60 alunos para uma viagem ao tempo e ao conhecimento embarcados no catamarã da empresa Ocean Passeios Náuticos.

Durante o passeio-aula, os alunos embarcam na praia fluvial do Jacaré, às 8h30. No início da aula de campo, o roteiro segue rumo ao Estuário do Rio Paraíba, onde são passadas informações históricas e geográficas e como é explorado através da pesca e do turismo. Em seguida, o grupo tem como destino a Fortaleza de Santa Catarina, contando um pouco de sua história e importância no processo de colonização da Capital paraibana. A programação conta ainda com visita a foz do Rio Paraíba, o Porto e o Dique de Cabedelo e ao Forte Velho. O passeio termina às 11h. Uma nova turma embarca no período da tarde, a partir das 14h, para fazer o mesmo percurso.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o projeto ‘Navegando pela história da Paraíba’ eleva o grau de conhecimento dos alunos das escolas da rede municipal de ensino, mas, sobretudo, o nível de pertencimento dos alunos. Na opinião dele, o ganho de conhecimento nessas aulas de campo é fundamental para que todos reproduzam para outras pessoas tudo que aprenderam sobre a cidade. “Estamos oferecendo oportunidade de um ensino diferenciado e que irá tornar esses alunos com um sentimento ainda mais forte de pertencimento”, enfatizou.

Na manhã desta terça-feira (12), um grupo de 60 alunos da Escola Municipal José Américo de Almeida participou de todas as atividades. Além do passeio no catamarã, o projeto pega os alunos nas escolas em ônibus de turismo, oferece lanche e deixa todos de volta, tudo sem qualquer custo para as escolas ou os pais dos alunos.

Conforme Daniele Duarte, diretora da empresa ‘A Bordo Turismo Pedagógico’, idealizadora do projeto, durante todo o período de permanência dos alunos embarcados no catamarã há interação com os guias de turismo cadastrados e com biólogos, que passam informações até mesmo do bioma existente às margens do Rio Paraíba.

“Todos tomam conhecimento da história e da importância do rio para o surgimento e crescimento econômico da cidade”, afirmou. “O projeto visa levar para o educando a história de João Pessoa e o processo de sua colonização. É uma atividade extra-aula com valor de conhecimento excepcional”, destacou.

 

Secom João Pessoa