As ações do Governo da Paraíba para impulsionar o turismo no Estado continuam rendendo bons resultados e, no mês de setembro, os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande tiveram juntos um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com a Aena Brasil, 139.144 pessoas passaram pelos terminais das duas principais cidades do Estado.
O Aeroporto João Suassuna, que atende a região da Rainha da Borborema, teve novo recorde e ultrapassou a casa dos 167% de aumento da movimentação em comparação a 2022. Mais de 27 mil passageiros passaram pelo terminal nos 437 voos registrados, que também representaram um aumento de 58% na quantidade de operações.
Em João Pessoa, o crescimento do fluxo também foi positivo. No mês passado, o Aeroporto Castro Pinto chegou a marca de 112.129 passageiros, totalizando um aumento de 12,3%. Na quantidade de operações, que incluem pousos e decolagens, a capital paraibana recebeu 1.106 voos, um acréscimo de 12,3% em relação a setembro de 2022.
A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, comemorou o crescimento exponencial, resultado do trabalho do ano inteiro desenvolvido em conjunto com a PBTur. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho constante e incansável de promoção do Destino Paraíba, do litoral ao sertão, junto ao trade turístico nas feiras e eventos não só no Brasil, mas em outros países”.
“Em outubro esse número deve ser ainda maior”, apostou Rosália, ao lembrar a movimentação do último final de semana quando os turistas se deslocaram para a Paraíba para ver o eclipse solar. “O fenômeno atraiu gente de todo o País, que lotou hotéis e restaurantes no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na capital, a ocupação hoteleira chegou a 98%, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba”.
Segundo a Aena Brasil, de janeiro a setembro deste ano, 1.038.758 passageiros usaram o terminal de João Pessoa, o que significa um aumento de 49,9% em relação aos nove primeiros meses de 2022. Já na Rainha da Borborema, a movimentação foi de 147.371 passageiros, o que representa um crescimento, em relação ao ano passado, de 69,8%.
Em Campina Grande, o diretor do Aeroporto João Suassuna, Luciano Rodrigues, projetou que a demanda deve subir ainda mais depois da entrega da reforma e ampliação do espaço, que permitirá às empresas operarem com uma infraestrutura moderna. Ele reforçou que os números expressivos “são resultado de uma junção de esforços que passam pela administração do terminal, empresas aéreas, sociedade e a gestão pública, a exemplo do Governo do Estado, que integra as campanhas de incentivo para que as pessoas usem o aeroporto de Campina Grande”.
Secom Paraíba