Ingredientes da Serra, Mar e Sertão serão os destaques do Festival Gastronômico de Itapipoca

Brasil

A cidade de Itapipoca, localizada na região Oeste do Ceará, terá entre os dias 1 e 2 dezembro a 1ª edição do seu Festival Gastronômico. A “cidade dos três climas”, como tradicionalmente é conhecida, tem em sua extensão territorial localidades que abrangem praias, áreas de serra e de sertões. 

A iniciativa do Festival faz parte de uma série de ações de fortalecimento da gastronomia e identidade local, onde 16 empresas do segmento de gastronomia seguem desde março com acompanhamento de consultorias e capacitações em gestão, desenvolvimento de cardápios, marketing, dentre outras.

Na estrutura do Festival, que acontecerá no tradicional Largode São Sebastião, está prevista uma praça de alimentação para consumo dos pratos participantes, aulas show para crianças e adultos, atrações musicais e culturais, feira de artesanato e economia criativa e produtos agroalimentares produzidos na região.

As empresas participantes terão os pratos avaliados por um júri técnico e o público presente, com resultado divulgado no encerramento do dia 2 de dezembro.

Com as categorias: prato principal, lanches, petiscos e sobremesas e precisam atender aos critérios de sabor e criatividade na composição do prato e uso de ingrediente local, podendo ser: feijão verde, macaxeira, caju, caprinos, carne de sol, manga, banana, galinha caipira e capote, seriguela, coco, caranguejo, peixes de água doce e salgada e frutos do mar.

O Festival Gastronômico de Itapipoca é realizado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal conta com o apoio do Senac e Centro Universitário Uninta e tem a gestão criativa da Ori Brazil.

Assessoria de imprensa – Foto: Ori Brazil