Arraiá de Cumpade, em Galante (PB), se consolida como maior evento junino do Brasil

Destaque Política

“O São João está diferente…está melhor”. O Arraiá de Cumpade está diferente…está ainda melhor. Após dois anos de silêncio angustiante em razão da Covid-19, a Fazenda Olho D’Água, no distrito de Galante – a 115 km de João Pessoa e a 20 km de Campina Grande – voltou a ter vida, e quantas vidas estiveram neste sábado (18) no segundo final de semana de realização do tradicional do Arraiá. Logo na chegada, era evidente o entusiasmo e a vontade de voltar a curtir os festejos juninos na Fazenda. Por baixo, mais de 1,5 mil pessoas estiveram por lá e, logo na entrada, recebiam o carinho dos colaboradores, e olha que eram muitos.

No estacionamento da Fazenda não dava para contar quantos ônibus e vans trouxeram os turistas e paraibanos. Um desses ônibus veio do Ceará, com um grupo de cerca de 40 pessoas, loucos por forró. Carros de passeio, igualmente incontáveis. O Arraiá de Cumpade realmente se tornou uma marca registrada da programação do Maior São João do Mundo.

O evento atrai turistas de todos os cantos do Brasil, alguns do exterior, que experimentam seis horas de festa, curtindo o verdadeiro forró pé de serra, com atrações do nível de Dorgival Dantas (que se apresentou neste sábado), Flávio José (que abriu a casa na semana passada) e Elba Ramalho, que será responsável por encerrar a temporada 2022. Antes, no dia 25, o show vai ficar por conta de Walkyria Santos.

Dorgival Dantas no Arraiá

A festa no Arraiá de Cumpade, nestesábado, começou com a apresentação do Grupo Forró Lampejo, que incendiou a fazenda com forró das antigas e atuais, sempre com a sanfona, triângulo e zabumba afiadíssimas.

Em seguida, Cumpade João e Seus Cabras chegaram com a tradicional procissão de Ave Maria, momento que emocionou a todos, neste ano, em especial, e que acontece desde a criação do evento, há 10 anos atrás. No palco, o forró colocou todo mundo para dançar.

Abav da Paraíba programa três ônibus em 2023

O Arraiá de Cumpade chegou à sua 10ª edição ainda mais poderoso e consolidado. O retrato do empreendimento está na força dos patrocinadores, na qualidade dos serviços prestados e no elenco de artistas, com nomes do primeiro escalão da Música Popular Nordestina. 

Entre os grupos que estiveram no evento, um deles foi levado pela Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba). Breno Mesquita, presidente da associação, disse que a intenção é levar, em 2023, pelo menos, três ônibus com profissionais do turismo e convidados, pela grandiosidade da festa.

De acordo com Mesquita, o Arraiá de Cumpade é um dos produtos com maior custo e benefício dos festejos juninos no Nordeste e que atrai mais turistas ano a ano. Neste sábado, os ingressos foram esgotados e, para os dois próximos finais de semana, também deverá ter muita procura.

Para a gerente de produto da CVC Corp para os mercados do Rio Grande do Norte e Paraíba, Simone Bonilha, o Arraiá de Cumpade é um evento consolidado e muito fácil de ser comercializado, pela qualidade do produto e oelo clima que gera entre as pessoas. Simone esteve neste sábado na Fazenda e, mais uma vez, pôde comprovar o sucesso da festa. Sem dúvida, um evento que atrai gente de todo o Brasil e que são sempre bem acolhidas na Paraíba. 

Rodrigo Pinto, presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), também esteve no Arraiá de Cumpade neste sábado e saiu encantado. Na opinião dele, a Casa de Cumpade é um dos locais mais acolhedores da programação dos festejos juninos no Nordeste e que consegue atrair turistas que querem apenas brincar e brindar. É um ambiente acolhedor, familiar, e que, em seis horas diretas, não houve registro de qualquer incidente. “Uma festa para famílias e amigos”.  

Nos próximos dois sábados estão programados, Forró Lampejo, Cumpade João e Seus Cabras e Walkyra Santos, no dia 25; e, encerrando a temporada, Forró Lampejo, Cumpade João e Seus Cabras e Elba Ramalho. A abertura dos portões acontece às 11h, com encerramento pontualmente às 17h. Os passaportes podem ser comprados no site: https://www.arraiadecumpade.com.br/?gclid=Cj0KCQjwkruVBhCHARIsACVIiOy_Yj5pUovBkruNsQbuimDCyhXcCC0LJ8MFxay0R7kGkUCeqFFqLG8aAkPwEALw_wcB ou em algumas agências de viagens e de receptivos.

Fábio Cardoso – Fotos: Beth Espínola