Sebrae Paraíba e Prefeitura de Araruna lançarão Plano Estratégico de Turismo do município neste sábado (26)

Destaque Paraíba

Reconhecida pelo seu turismo de aventura, principalmente devido ao clima ameno, bem como os atrativos e belezas naturais, o município de Araruna está a um passo de profissionalizar o seu turismo. Será lançado neste sábado (26), às 9h, no ginásio de esportes “O Raulzão”, o Plano Estratégico de Turismo de Araruna, elaborado através de uma parceria entre o Sebrae Paraíba e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.

O documento traz um diagnóstico aprofundado sobre as potencialidades turísticas do município, detalhando de maneira técnica os pontos fortes e as fragilidades que necessitam de correções. Entre os pontos fortes identificados estão o surgimento de novos produtos e empreendimentos, a presença de condutores e empresas que oferecem serviços de turismo e um ecossistema diverso, com empreendimentos estruturados de alimentação e hospedagem. Dessa forma, existem oportunidades relacionadas ao aumento da demanda turística, crescimento do turismo doméstico e viagens de curta duração e aumento do interesse pelo turismo de experiência.

“Araruna está fazendo o dever de casa, preparando-se para o futuro e fazendo isso de forma profissional com o planejamento estratégico. A cada dia, os viajantes se mostram interessados em passar férias em lugares diferentes dos destinos turísticos já consolidados e procuram locais abertos para fazer atividades envolvendo a natureza, que é a proposta da região. Araruna é a capital paraibana do turismo de aventura e está no momento certo para atrair novos investimentos”, destacou o gerente interino da agência regional do Sebrae Paraíba em Araruna, Marcílio Santos.

Para o lançamento do Plano Estratégico de Turismo de Araruna, está prevista uma programação diversificada voltada a agentes de órgãos públicos do governo estadual, secretários e prefeitos de municípios vizinhos, condutores de turismo, além de jornalistas e empresários. “Foram ouvidos todos os setores da comunidade. Portanto, o processo fundamentou-se no respeito ao homem e seu habitat, respeito às vocações turísticas de Araruna, às potencialidades e demandas locais, de maneira interativa e democrática”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araruna, Availdo Azevedo.

A abertura do evento contará com uma mesa que debaterá o tema “Turismo, gestão e empreendedorismo”, que terá moderação da analisa técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara. Estão previstas, também, palestras que abordarão tópicos como “Formação dos condutores e guias de turismo”; “Os caminhos das Ararunas”; e “Turismo criativo e colaborativo”. Além de palestras e mesas redondas, estandes e barracas serão disponibilizados para que empresários exponham aos visitantes os seus principais produtos. As inscrições para as palestras ainda estão abertas e podem ser efetuadas na loja do Sebrae Paraíba (https://loja.sebraepb.com.br/loja/).

Assessoria de imprensa