Maior São João do Mundo será realizado de 5 de junho a 5 de julho em 2020 e volta a prestar homenagem a Gabriel Diniz

Destaque Eventos

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou, neste terça-feira (16), que o Maior São João do Mundo de 2020 será realizado de 5 de junho a 5 de julho, e que o Parque do Povo, conhecido como o Quartel General do Forró, após uma puasa de 20 dias, receberá ajuste para a promoção do Festival Gastronômico em paralelo ao Festival de Inverso. O anúncio aconteceu durante uma coletiva realizada na sede de Fiep.

Romero revelou ainda que o palco principal do Parque do Povo levará o nome do cantor Gabriel Diniz, que seria uma das principais atrações do evento deste ano, mas que morreu em um acidente aéreo poucos dias antes de sua apresentação. Também como novidade para 2020, serão as apresentações de shows, além das apresentações de grupos folclóricos serão incorporados a programação violeiros e emboladores de coco durante os intervalos.

No balanço das 36ª edição do Maior São João do Mundo, o prefeito informou que o evento, nos 30 dias de festas, recebeu 1,8 milhão de pessoas que visitaram a cidade no período. Foram injetados R$ 300 milhões na economia de Campina Grande e o faturamento de bares, hotéis e restaurantes aumentou 30% em relação à edição anterior.

Romero prevê a divulgação da programação do São João 2020 para o final de novembro ou início de dezembro deste ano, para dar um maior prazo de planejamento para o setor turístico.

Rosália Lucas apresenta pesquisa realizada durante o Maior São João do Mundo

Pesquisa aprova o evento

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas apresentou os dados da pesquisa Datavox contratada pela Medow e realizada no Parque do Povo e Distrito de Galante. Foram entrevistadas 4.300 pessoas e o São João teve a aprovação de 90,9%; 30% de aumento no faturamento em relação ao ano anterior; mais de 1,8 milhão de pessoas registradas pelas catracas no Parque do Povo; 17 eventos privados; mais de 3 milhões de visitas aos equipamentos turísticos; evento descentralizado, sendo um palco no Distrito de São José da Mata, quatro palcos em Galante, Parque do Povo cinco palcos; Vila do Artesão; Estação do Turista; Forró no Calçadão; Bom é na Feira; Forró nos Bairros.

Foram mais de 120 apresentações de Quadrilhas Juninas; 55 apresentações de Grupos Folclóricos.

Os excursionistas vieram cinco vezes ao Parque do Povo e os turistas que a média de permanência era de 4,5 dias, esse ano tivemos 5,6 dias em Campina. Na pesquisa os campinenses foram em média oito vezes.

O evento mais segundo na história do Parque do Povo, houve investimento do patrocinador em 265 câmeras com reconhecimento facial, que resultou em 12 prisões.

Dos entrevistados 95% indicam o Maior São João do Mundo para familiares e amigos. Do público o maior número de turistas foi do Estado de Pernambuco, o segundo a Paraíba, seguido por Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro. O público internacional de Portugal, Espanha e Suiça.

O ônibus do Forró registrou 50 saídas. A Vila Sítio São João recebeu 50 mil visitantes, com mais de 100 atrações culturais, 400 apresentações. Central de Atendimento ao Turista, no Partage atendeu 15 mil pessoas.

Redação com Codecom Campina Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *