Fábrica em Campina Grande deve lançar primeiro avião 100% paraibano em 2020

Aviação Destaque

A Stratus Aeronaves se prepara para lançar em 2020 o primeiro avião 100% paraibano. Além do designer, todos os componentes estruturais do modelo ST20 estão sendo produzidos no Estado. A aeronave tem capacidade para dois lugares e vai custar U$$ 100 mil. Há quatro anos no mercado, a Stratus fica instalada no Distrito de São José da Mata, em Campina Grande.

“Foram quatro anos de muito trabalho em engenharia, ensaios e simulações para chegar ao ponto atual, com as formas e as ferramentas necessárias para construção do primeiro protótipo”, comentou o diretor administrativo da Stratus, Juan Pinheiro. Segundo ele, uma nova aeronave demanda muitos esforços e leva um período de aproximadamente seis anos – entre o início do projeto e a homologação junto à Agência Nacional de Aviação civil (Anac) – para ficar pronta.

“O desafio é grande, mas estamos muito entusiasmados com os resultados obtidos até o momento. Queremos ter nossa primeira aeronave até final de 2020. Ela está belíssima e alcançando um excelente desempenho de voo”, comentou Pinheiro. A estrutura da Stratus está projetada para produzir até 60 aeronaves por ano quando o modelo ST20 for lançado.

Atualmente a empresa trabalha com o modelo Volato 400, com capacidade para quatro lugares, presta serviços de manutenção de aeronaves e é especialista em implantação de balizamentos de pistas de aeroportos para operações de voo noturnos. E com o lançamento do modelo ST20, a Stratus espera se lançar no mercado internacional.

“Temos participado dos maiores eventos do segmento aeronáutico no mundo, onde acompanhamos todo o avanço tecnológico dos equipamentos, para definirmos características da nossa aeronave brasileira”, destacou Pinheiro. “Queremos lançar um modelo com o que há de mais avançado na atualidade em relação a projetos aerodinâmicos, design, materiais especiais e eletrônica para aviação esportiva”, acrescentou.

Ellyka Gomes – Jornal Correio da Paraíba