Engenho produz primeiro gin premium da Paraíba com apoio do Sebrae

Destaque Gastronomia

A Paraíba acaba de ganhar uma inovação em termos de bebida destilada. O Engenho Nobre, localizado no município de Cruz do Espírito Santo, lançou, este ano, o primeiro gin premium do estado – o Gin Nobre. Composto por dez ingredientes, o gin foi produzido com apoio do Sebrae Paraíba, que auxiliou com oferta de consultorias para o design gráfico da marca e de especialista de renome nacional para o desenvolvimento da receita da bebida.

Conforme contou o microempresário e dono do Engenho Nobre, Murilo Coelho, o gin vai se unir à cartela de produtos já vendidos pela microdestilaria: cachaça nobre cristal, cachaça umburana, cachaça arretada mandacaru (as três premiadas em âmbito tanto nacional quanto internacional), cachaça arretada carvalho e o rum envelhecido – o Corsário.

“No ano passado, lançamos o primeiro rum envelhecido e feito em alambique da Paraíba e, em seguida, iniciamos o processo de produção e lançamento do gin. Estamos, também, trabalhando em uma parceria com outros três engenhos do estado para fazer um blend nordestino”, afirmou.

Depois de comprar um alambique apropriado para a produção de gin, Murilo Coelho relatou que foi ao Sebrae para buscar as consultorias do Sebraetec, como forma de produzir a bebida com a melhor qualidade possível. “É uma inovação na Paraíba. Ninguém tinha feito gin aqui ainda e, por isso, fui buscar o apoio do Sebrae, que foi fundamental durante todo o processo. Com o designer, criamos um rótulo para o gin e, em um segundo momento, foi possível contratar a especialista em gin, Aline Bortoletto, para auxiliar no desenvolvimento da receita e termos a certeza de que resultaria em um bom produto. Com a pandemia tivemos alguns percalços e atrasos, mas ao final tivemos um excelente produto com uma bela apresentação. Neste sentido, o apoio do Sebrae foi de extrema importância”, destacou o microempresário.

Para o analista técnico do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz, é importante que os empresários busquem orientação para montar um planejamento estratégico de ações, sejam no aspecto tecnológico ou na área de gestão, para o seu negócio. “A exemplo do Engenho Nobre, que fomos procurados pelo empresário Murilo Coelho com relação a um produto que ele queria lançar no mercado e precisava do apoio do Sebrae, já que se tratava de um produto inovador e sem concorrência no mercado paraibano. Sendo assim, a consultoria foi necessária para que se pudesse lançar um produto de qualidade, com a fórmula correta e, para isso, foi preciso a orientação de uma especialista. Por meio do Sebraetec, o Sebrae firmou essa parceria com a empresa, que realizou, também, outras ações e eles foram beneficiados”, explicou.

Bioconstrução – Um dos principais atrativos do Engenho Nobre é a aposta na sustentabilidade. O local, que passou a funcionar em Cruz do Espírito Santo somente no ano passado, foi construído com uma técnica de bioconstrução (que prioriza técnicas de arquitetura regional com vistas ao uso de materiais locais, custo reduzido e conforto térmico) chamada hiperadobe, com utilização do saco do tipo raschel e mistura de terra e cimento. “A estrutura foi feita para receber turistas e falarmos sobre meio ambiente, sustentabilidade e, também, da cachaça que fabricamos”, enfatizou Murilo Coelho.

Para mais informações sobre o Gin Nobre e onde pode ser adquirido, bem como os demais produtos do Engenho Nobre, acesse https://www.engenhonobre.com.br/ ou siga a página do estabelecimento no Instagram (@engenhonobre).

Assessoria de Imprensa