BA’RA Hotel valoriza arte brasileira com peças exclusivas e imponentes

Brasil

Um grande peixe feito de areia e terra. Um tanque de metal com desenhos da vida marinha com diversos elementos metafóricos. Essas são duas das diversas referências da cultura brasileiras que o hóspede e o pessoense poderá conferir no BA’RA Hotel, ele abre suas portas no dia 6 de outubro, na orla de João Pessoa. Repleto de argumentos que representam a cultura brasileira, as obras de arte citadas são exclusivas e assinadas por artistas de movimentos e técnicas distintos, mas que representam o arrojo, a inovação e o bom gosto que o hotel imprime em todos os detalhes da sua apresentação.

Para a entrada do hotel, ao alto, em cima do elevador de entrada, o artista plástico pernambucano Lucena Neto, elaborou a ‘Criatura das águas’, escultura de técnica inovadora, sem usar tinta – apenas areia e terra para sua composição, cor e movimento. Com aproximadamente três metros de comprimento, considerando a cauda, a peça tem uma tecnologia e material próprio. “Ela foi desenhada exclusivamente para o BA’RA e hoje, já com a parte de paisagismo pronta. A impressão que se tem é que a estamos vendo em movimento, como se fosse uma criatura, nadando dentro de um igarapé. A obra está no habitat mais correto possível para a sua concepção”, explica o artista.

Lucena é artista plástico formado em Engenharia e Administração e graduando de Arquitetura, atua como mestre em restauros. Foi condecorado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como mestre vivo, e é um dos 20 julgadores do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos mais importantes da cultura nacional. Lucena também é conselheiro nacional do Iphan, na área de metais e tem esculturas no Brasil e em outros países. “Sempre gostei de pintura e desenho, segui a carreira de bancário, mas tive um problema de isquemia, AVC e tive paralisia lateral. Perdi os movimentos, mas, pela arte, repaginei minha vida, com trabalhos manuais, com massa de argila e entalhando. Fico muito gratificado em participar com minha obra no BA’RA que é um ícone da rede hoteleira de João Pessoa e  do Nordeste”, comenta.

Fluidade Surreal — Outra obra de arte presente no BA’RA é a “Fluidade Surreal”, uma pintura artística de autoria dos grafiteiros Felipe Meira e Ax Ag. Juntos, eles criaram um cenário baseado na identidade visual e nas cores do hotel com forte associação ao ambiente aquático. “Queríamos fazer conexão  com a água e a vida marinha, então utilizamos animais que não tem ossos, como o polvo, água viva, raia, não só para causar um questionamento a respeito da proteção da vida marinha, mas também provocar uma metáfora com a fluidez da vida, que nada é permanente e é preciso ter flexibilidade”, conta Felipe.

Colorida e vibrante, a obra foi desenvolvida em dois reservatórios de água do hotel- cada um com 50m² e aproximadamente 4,5 metros de altura. “As pessoas podem reconhecer que o grafite pode estar em diversos ambientes e agregar valor, tornando o local mais amigável, agradável, gerando identidade e, além disso, passando uma mensagem autêntica”, ressalta. Para ele, é muito gratificante e inegável o reconhecimento como artista.

Felipe Meira é arquiteto e artista plástico e se inspirou mais na arte urbana intuitiva para seus trabalhos, citando Shiko, de João Pessoa; Tito Ferrara, de São Paulo; Tristan Eaton, dos EUA e Jackson Brum, do Rio Grande do Sul como referências. Com estilo gráfico e digital, Ax Ag forma a dupla para esta obra. Ele é formado em desenho industrial pela universidade de Córdova, na Argentina, e tem forte atuação na representação artística na área de desenho industrial e morfologia, ergonomia e anatomia corporal humana, bem como uma tendência para assuntos voltados à natureza e defesa dos direitos dos animais. “Tento manter uma filosofia de vida de que é possível viver de arte e empreender com arte, aprendendo cada vez mais com a vida. Minhas principais referências são Eduardo Kobra, de São Paulo; Banksy, da Inglaterra e também referências das belas-artes com surrealismo, impressionismo e expressionismo, bem como alguns eruditos como Picasso e Rembrandt, com a representação da arte realista”, conta.

O hotel – Localizado na Praia de Cabo Branco, o BA’RA Hotel é fruto da união entre a Construtora Massai, do jogador de futebol e empreendedor Hulk, da Florense Paraíba e da Hofmann Station. As reservas para o BA’RA já podem ser feitas pelo site: https://barahotel.com.br e pelo email reservas@barahotel.com.br.  Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel.

Vivas Assessoria e Comunicação