Adrien Metge da Yamaha IMS Rally vence primeira especial na categoria motos do RN 1500

Cotidiano Esportes

A primeira especial da 25ª edição do RN 1500 foi dominada pelas equipes Yamaha IMS Rally e Honda Racing na categoria motos. As oito primeiras colocações ficaram divididas entre as duas equipes. O campeão do dia foi o francês Adrien Metge da Yamaha IMS Rally com o tempo de 02h53m15s. A equipe Honda Racing ficou com a segunda colocação, o piloto Martin Duplessis, concluiu a especial no tempo de 02h55m36s. O terceiro colocado Bissinho Zavatti também da equipe Honda Racing, com o tempo 03h02m15s.

Entre os UTVs, a categoria com maior grid no RN, os campeões da primeira etapa são Denisio do Nascimento e Gunnar Dums da Bompack Racing. A dupla concluiu a etapa com 02h56m32s. Em segundo, Neto Valentim e Flávio França, da equipe potiguar Valenteam com 02h58m40s. A terceira colocação é da dupla Maxwell Fernanes e Guilherme Holanda da Multreis, eles concluíram a especial em 02h59m46s.

Nos carros, os vencedores foram Rodrigo Aché e Luis Felipe Eckel da X-Rally Team com 02h57m34s. Em segundo Zé Hélio e Ramon Sacilotti, a dupla concluiu a especial em 2h58m41s. A terceira colocação ficou com a equipe XRally da dupla Gunter Hinkelman e Daniel Spolidorio 3h02m22s

Os competidores percorreram mais de 160 kms de trecho cronometrado entre os municípios de Araruna, Japi, Nova Floresta, Cuité, Picuí, e Frei Martinho, finalizando a etapa com a chegada em Acari no Rio Grande do Norte. Uma especial curta, porém, dura, com muita erosão, pedra, trial, e alguns trechos de passagem molhada.

A segunda etapa do RN 1500, o Rally do Nordeste, vai ser disputada nesta quinta-feira, 13/04, com largada em Acari, município do Seridó. Será em laço, larga de Acari, passando por Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Tenório, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, e volta para Acari. A especial terá mais de 200 km de trecho cronometrado, 29,84 km de deslocamento inicial, e 35,46 km de deslocamento final.

Essa é a segunda vez que Acari é uma das cidades sede do RN 1500. Este ano a competição faz parte das comemorações dos 190 anos de emancipação política do município. A prefeitura preparou uma programação especial com o Concerto da Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, apresentação do Projeto Caixa Musical e apresentação cultural. “É com grande alegria que recebemos mais uma vez a caravana do Rally em nossa cidade. Ano passado foi um sucesso, movimentou o comércio, o turismo, e a economia, além de ter sido uma grande atração para população que aprovou o evento e aguardava com ansiedade o retorno do RN 1500”, afirmou o prefeito Fernando Bezerra.

Programação

Quinta-feira 13/04 – Segunda etapa – Acari / Acari

9h- Largada na especial.

19h –  Briefing | Museu do Sertanejo em Acari

O 25° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo. Apoio do Governo do RN, Emprotur– Prefeitura de Guamaré. Parceria Governo da Paraíba, Prefeitura João Pessoa, Prefeitura de Acari, Prefeitura de Galinhos, Sebrae RN, Sidy’s TV e suporte da Escola e Escritório, Armação Propaganda, Grupo Gestus Soluções em Gestões, RádioCom, Fonte Clara, Brasifort, Geoparque Seridó, Emprotur e Repórter Aventura.

É uma das maiores provas de rally do Brasil. Criada em 1994, é considerada a segunda maior prova de rally cross-country do país e um dos mais completos e bem elaborados percursos, pois percorre diversos cenários, como serras, sertões de pedras, dunas e beira mar do estado do Rio Grande do Norte.

Assessoria de Imprensa – Fotos: Raphael Furini