A cidade de Araruna – a 165 km de João Pessoa – foi reconhecida oficialmente como a Capital Paraibana do Turismo de Aventura. O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro, aprovado pela Assembleia Legislativa. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado edição do dia 27 de junho.
Araruna realmente é um paraíso encravado na região do Agreste paraibano, com uma série de opções de lazer e muita aventura para todos os gostos. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, Araruna oferece aos turistas e paraibanos cânions para caminhadas ou trilhas para bicicletas, em meio a serras verdes, 15 sítios arqueológicos com inscrições rupestres catalogados pela equipe de técnicos e especialistas que fazem o levantamento das atrações. Rapel, arvorismo, tirolesa, cultura, gastronomia e experiência rural também estão nos programas.
Quando se fala em Araruna, não se pode esquecer do Parque Estadual da Pedra da Boca, que possui uma área de 160 hectares que chama atenção pelas belas paisagens, fauna e flora exuberantes, além de um conjunto rochoso único na região, e que é um dos roteiros em ascensão no turismo de aventura no Brasil.
A cidade também foi apontada como o melhor local para voos de longa distância de asa delta e parapente, no mundo.
Em abril deste ano, a cidade foi cenário da largada do 25 Rally RN 1500, com competidores de várias categorias do país.
Araruna teve ainda homologada a primeira trilha de longa distância da Paraíba e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra.
Entre os dias 12 e 14 de outubro, a cidade de Araruna, no Agreste paraibano, irá sediar a 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Associação Paraíba de Astronomia, e que reunirá astrônomos profissionais e amadores de todos os cantos do Brasil e até do exterior. A expectativa é de que mais de 600 pessoas participem do encontro.
Fábio Cardoso